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Título : Letramento: as contribuições dos gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo em Caruaru.
Autor : BARBOSA, Jefferson Leandro
Palabras clave : Cultura local; Gêneros textuais; Vivências; Experiências
Fecha de publicación : 21-dic-2021
Citación : BARBOSA, Jefferson. Letramento: As contribuições dos gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo em Caruaru. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Este trabalho tem por proposito realizar estudos acerca dos Gêneros textuais enquanto prática de letramento pautada na cultura local em contexto camponês. Suas discussões se ancoram nas concepções de linguagem soció-histórica da filosofia Bakhtiniana, e nas definições de gênero do autor Marcushi, que discute a importância dos gêneros, elementos maleáveis, na integração e inserção do sujeitos no mundo. Dito isso, os objetivos aqui definidos são os de: Compreender as contribuições dos Gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo de Caruaru, e específicos: Identificar de que maneira o uso de Gêneros textuais podem auxiliar na promoção e vivência das experiências culturais locais de Escolas do Campo; Analisar como os gêneros textuais enquanto prática de letramento podem contribuir como ferramenta de formação significativa que evidencia a cultura do educando. Assim, temos a hipótese que são os gêneros textuais uma prática de letramento que promove uma educação/formação pautada na cultura local, se este for usado enquanto metodologia que possa refletir e se reconfigurar no espaço em que é utilizado. Nossa metodologia é a abordagem qualitativa de natureza exploratória e para responder a tais objetivos, utilizamos o questionário como instrumento de produção e análise de dados, o qual foi direcionado a professores e professoras de escolas do campo. Ao final constatamos que, os gêneros podem sim atuar como um instrumento capaz de promover a cultura local de escolas do campo, através de seu caráter maleável e adaptável a situações pedagógicas e a contextos OUTROS, e também que seu exercício, enquanto uma pratica de letramento, contribui para uma formação significativa, que possibilita a assimilação de conhecimentos prévios e uma formação crítico/reflexiva que pauta a identidade dos educandos e a realidade que os rodeiam.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43172
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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