Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43172

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorBARBOSA, Jefferson Leandro-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:16:12Z-
dc.date.available2022-03-04T18:16:12Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jefferson. Letramento: As contribuições dos gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo em Caruaru. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43172-
dc.description.abstractEste trabalho tem por proposito realizar estudos acerca dos Gêneros textuais enquanto prática de letramento pautada na cultura local em contexto camponês. Suas discussões se ancoram nas concepções de linguagem soció-histórica da filosofia Bakhtiniana, e nas definições de gênero do autor Marcushi, que discute a importância dos gêneros, elementos maleáveis, na integração e inserção do sujeitos no mundo. Dito isso, os objetivos aqui definidos são os de: Compreender as contribuições dos Gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo de Caruaru, e específicos: Identificar de que maneira o uso de Gêneros textuais podem auxiliar na promoção e vivência das experiências culturais locais de Escolas do Campo; Analisar como os gêneros textuais enquanto prática de letramento podem contribuir como ferramenta de formação significativa que evidencia a cultura do educando. Assim, temos a hipótese que são os gêneros textuais uma prática de letramento que promove uma educação/formação pautada na cultura local, se este for usado enquanto metodologia que possa refletir e se reconfigurar no espaço em que é utilizado. Nossa metodologia é a abordagem qualitativa de natureza exploratória e para responder a tais objetivos, utilizamos o questionário como instrumento de produção e análise de dados, o qual foi direcionado a professores e professoras de escolas do campo. Ao final constatamos que, os gêneros podem sim atuar como um instrumento capaz de promover a cultura local de escolas do campo, através de seu caráter maleável e adaptável a situações pedagógicas e a contextos OUTROS, e também que seu exercício, enquanto uma pratica de letramento, contribui para uma formação significativa, que possibilita a assimilação de conhecimentos prévios e uma formação crítico/reflexiva que pauta a identidade dos educandos e a realidade que os rodeiam.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura localpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.titleLetramento: as contribuições dos gêneros textuais na promoção da cultura local no âmbito de Escolas do Campo em Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene por proposito realizar estudios sobre los géneros textuales como práctica de alfabetización basada en la cultura local en contexto campesino. Sus discusiones están ancladas en las concepciones del lenguaje sociohistórico de la filosofía Bakhtiniana, y en las definiciones de género del autor Marcushi, quien discute la importancia de los géneros, elementos maleables, en la integración e inserción de los sujetos en el mundo. Dicho esto, los objetivos aquí definidos son: Comprender las contribuciones de los géneros textuales en la promoción de la cultura local dentro de Escuelas Campesinas de Caruaru, y los específicos: Identificar cómo el uso de géneros textuales puede ayudar en la promoción y vivencia de las experiencias culturales locales de Escuelas Campesinas; Verificar cómo los géneros textuales como práctica de alfabetización pueden contribuir como una herramienta de formación significativa que resalte la cultura del alumno. Así, tenemos como hipótesis que los géneros textuales son una práctica de alfabetización que promueve la educación/formación basada en la cultura local, si esta se utiliza como una metodología que pueda reflejarse y reconfigurarse en el espacio en el que se utiliza. Nuestra metodología es un enfoque cualitativo de carácter exploratorio y para dar respuesta a tales objetivos, utilizamos el cuestionario como instrumento para la producción y análisis de datos, el cual fue dirigido a professores y profesoras de escuelas campesinas. Al final constatamos que, los géneros efectivamente pueden actuar como un instrumento capaz de promover la cultura local de las escuelas campesinas, a través de su carácter maleable y adaptable a situaciones pedagógicas y OTROS contextos, y también que su ejercicio, como práctica de alfabetización, contribuye a una formación significativa, que permita la asimilación de conocimientos previos y una formación crítica/reflexiva que oriente la identidad de los estudiantes y la realidad que los rodea.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JEFFERSON L BARBOSA.pdf614,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons