Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133

Share on

Title: Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”.
Authors: SILVA, Thaís Maria Santos Costa da
Keywords: Ciências - Estudo e ensino; Educação de jovens e adultos; Combustíveis fósseis; Petróleo
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: SILVA, Thaís Maria Santos Costa da. Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A pesquisa em voga, de natureza qualitativa, pauta-se na abordagem temática freireana e tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem temática no processo de aprendizagem de conceitos Químicos, para tanto, julgamos ser o tema “Combustíveis Derivados do Petróleo” potencialmente significativo para estabelecer relação com diversos conceitos químicos. O principal motivo da escolha por estudantes da EJA esteve associado à carência de pesquisas voltadas a esse público, e por considerar um programa com muitas particularidades devido ao curto período de curso, possivelmente favorecendo a ocorrência de aulas com o conteúdo fragmentado. A busca da Aprendizagem Significativa de Ausubel foi utilizado como caminho metodológico provendo situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a abordagem temática freireana, seria um recurso facilitador do processo. Os instrumentos de pesquisa foram a entrevista semiestruturada com estudantes e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram demonstradas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma melhor compreensão dos conceitos estudados, alcançando à significação dos conceitos da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Thaís Maria Santos Costa da.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons