Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”. |
Autor(es): | SILVA, Thaís Maria Santos Costa da |
Palavras-chave: | Ciências - Estudo e ensino; Educação de jovens e adultos; Combustíveis fósseis; Petróleo |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, Thaís Maria Santos Costa da. Contribuições da abordagem temática na educação de jovens e adultos, para a compreensão de conceitos químicos associados ao tema “combustíveis derivados do petróleo”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A pesquisa em voga, de natureza qualitativa, pauta-se na abordagem temática freireana e tem como objetivo analisar as contribuições da abordagem temática no processo de aprendizagem de conceitos Químicos, para tanto, julgamos ser o tema “Combustíveis Derivados do Petróleo” potencialmente significativo para estabelecer relação com diversos conceitos químicos. O principal motivo da escolha por estudantes da EJA esteve associado à carência de pesquisas voltadas a esse público, e por considerar um programa com muitas particularidades devido ao curto período de curso, possivelmente favorecendo a ocorrência de aulas com o conteúdo fragmentado. A busca da Aprendizagem Significativa de Ausubel foi utilizado como caminho metodológico provendo situações em que os estudantes pudessem, a partir da contextualização, relacionar conceitos químicos a contextos diversos, acreditando que a abordagem temática freireana, seria um recurso facilitador do processo. Os instrumentos de pesquisa foram a entrevista semiestruturada com estudantes e observação participante. A apreciação dos dados constituiu-se de análise de conteúdo, utilizando como procedimentos a categorização e a inferência. Foram demonstradas contribuições de tal estratégia quando os estudantes denotaram uma melhor compreensão dos conceitos estudados, alcançando à significação dos conceitos da Química, a partir da articulação de conceitos químicos em contextos diversos, ao mesmo tempo em que demonstraram ampliação da zona conceitual, convergindo para uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43133 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thaís Maria Santos Costa da.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons