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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43125

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Título: Tradução Intersemiótica do Design da Ilustração: história da moda feminina no século XIX.
Autor(es): SANTOS, José Alex dos
Palavras-chave: Ilustração; Imagem; História; Moda; Tradução; Século XIX
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: SANTOS, José Alex dos. Tradução Intersemiótica do Design da Ilustração: história da moda feminina no século XIX. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A recorrência das expressões de ilustrações aparece como recurso fundamental no universo histórico e narrativo da história da moda. A linguagem imagética da ilustração passou a ser um importante componente comunicativo nos livros de história da moda, por possuir uma técnica de produção e expressão visual mais acessível. Observou-se que a utilização de meios de expressões imagéticas (ilustrações e fotografias) nos livros acadêmicos depende das devidas autorizações para serem publicados. Esse é um possível obstáculo no percurso da produção e da publicação de autores e editores. Neste trabalho de monografia, as limitações de autorizações de imagens surgem como o problema de investigação do design da ilustração para representar a história da moda feminina no século XIX. A ideia é apresentar a expressão do discurso da ilustração como protagonista e como solução viável para execução do conteúdo de um livro ilustrado de história da moda. A ilustração possibilitará representar as narrativas da história da moda, a partir do trabalho estilístico e sensível do ilustrador. Ressalta-se a eficiência de comunicação da ilustração enquanto linguagem visual, a qual pode inclusive aparecer como narrativa principal em relação ao texto escrito. Nesta investigação foi adequado o século XIX como narrativa significativa do momento da história da moda feminina. Este recorte histórico se destaca tanto na representação da beleza, do romantismo como da opressão da mulher. O objetivo deste trabalho é realizar o design de ilustração como linguagem principal de um livro de história da moda, adequando à potencialidade comunicativa, artística, cênica e narrativa. A noção científica de base deste trabalho apoia-se na semiótica de raiz greimasiana e no método da tradução intersemiótica de J. Plaza. A noção de intersemiótica aparece como processo do design de tradução e expressão do ilustrador de moda. Desse modo, o trabalho resultará na produção da expressão de ilustração de um livro de história da moda, no qual o discurso desta imagem seja de certo modo autônoma na comunicação, informação e originalidade, capaz de transmitir o aporte narrativo da história da moda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43125
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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