Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122
Comparte esta pagina
Título : | Análise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação. |
Autor : | SILVA, Jéssica Rayanne da |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Ácidos; Bases (Química); Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 14-dic-2018 |
Citación : | SILVA, Jessica Rayanne da. Análise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento conceitual dos alunos do nono ano do ensino fundamental (EF), abordando ácidos e bases com a prática experimental, buscando possíveis melhorias no processo de aprendizagem com interação na apropriação e no desenvolvimento do conceito científico. Com o uso de aulas expositivas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas, instigantes e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico, prazeroso e motivador. A aula experimental colabora com a construção do conhecimento científico com nexo entre a teoria e a prática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Caruaru, estado do Pernambuco, com a participaçãode sete alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante uma aula experimental para classificação dos materiais do cotidiano como ácidos e bases utilizando indicador natural, além de apresentação de seminário para a turma de origem expondo a temática. Os resultados da pesquisa demonstraram a apropriação efetiva do conhecimento construído utilizando aulas práticas no processo de ensino aprendizagem, destacando a associação da prática com a teórico de maneira eficiente, além da formação do conhecimento científico a partir dos conhecimentos espontâneos sobre o conteúdo de ácido e bases relacionando com as aplicações diárias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jessica Rayanne da.pdf | 334,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons