Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Rayanne da-
dc.date.accessioned2022-03-03T18:04:18Z-
dc.date.available2022-03-03T18:04:18Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Rayanne da. Análise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43122-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento conceitual dos alunos do nono ano do ensino fundamental (EF), abordando ácidos e bases com a prática experimental, buscando possíveis melhorias no processo de aprendizagem com interação na apropriação e no desenvolvimento do conceito científico. Com o uso de aulas expositivas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas, instigantes e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico, prazeroso e motivador. A aula experimental colabora com a construção do conhecimento científico com nexo entre a teoria e a prática. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Caruaru, estado do Pernambuco, com a participaçãode sete alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante uma aula experimental para classificação dos materiais do cotidiano como ácidos e bases utilizando indicador natural, além de apresentação de seminário para a turma de origem expondo a temática. Os resultados da pesquisa demonstraram a apropriação efetiva do conhecimento construído utilizando aulas práticas no processo de ensino aprendizagem, destacando a associação da prática com a teórico de maneira eficiente, além da formação do conhecimento científico a partir dos conhecimentos espontâneos sobre o conteúdo de ácido e bases relacionando com as aplicações diárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálise da evolução do pensamento conceitual sobre ácido e base no ensino fundamental através da experimentação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4432002497161397pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze the development of conceptual thinking of the ninth grade students of elementary school, approaching acids and bases with experimental practice, looking for possible improvements in the learning process with interaction in the appropriation and development of the scientific. With the use of experimental expositive classes, classes can become differentiated, thought-provoking and attractive, providing a more dynamic, pleasurable and motivating process. The experimental work collaborates with the construction of scientific knowledge with a connection between theory and practice. The research was carried out in a municipal school in Caruaru, state of Pernambuco, with the participation of seven students from the ninth year of Elementary School II. The data collection was carried out by means of an experimental class to classify the daily materials as acids and bases using natural indicator, in addition to presenting of seminar for the class of origin exposing the theme. The research results demonstrated the effective appropriation of the knowledge built using practical classes in the process of teaching learning, highlighting the associate practice with theory the efficient way, in addition to the formation of scientific knowledge from the spontaneous knowledge about the content of acid and bases relating to the applications on a daily basis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jessica Rayanne da.pdf334,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons