Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43120

Compartilhe esta página

Título: Mulher negra na docência da matemática: uma análise das produções dos ENEMs XII e XIII da Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM.
Autor(es): LEMOS, José Maione Silva
Palavras-chave: Interseccionalidade; Educação Matemática; Estado do Conhecimento; Relações de Gênero
Data do documento: 21-Fev-2022
Citação: Lemos, José Maione Silva. MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA: Uma análise das produções dos ENEMs XII e XIII da Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022
Abstract: O presente trabalho visa compreender como as produções de conhecimento publicadas nos ENEMs XII (2016) e XIII (2019) abordaram o exercício profissional de professoras negras. Sob a ótica interseccional, como essas publicações relacionaram as discriminações compostas descritas teóricas, alinhando gênero, raça e exercício profissional, voltadas à mulher negra na educação matemática. Diante disso, apresentamos como objetivo geral: Analisar, sob a perspectiva interseccional, as produções bibliográficas que relacionam a mulher negra no campo da docência da matemática, nas duas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (XII e XIII), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM e como objetivos específicos: a) Identificar se há estudos que interseccionem o exercício profissional da matemática, gênero e raça nos ENEMs XII e XIII; b) Mapear os aportes teóricos utilizados nos referidos estudos; c) Elencar as metodologias e técnicas de coletas de dados; e d) Averiguar os resultados dos referidos estudos nos ENEMs XII e XIII. Os aspectos metodológicos ficaram por conta da metodologia do Estado do Conhecimento devido a pesquisa ter sido realizada nas publicações da SBEM e ser de caráter exploratório qualitativo e bibliográfico, alinhada com a Análise de Conteúdo para resultados e discussões. Sob o olhar da interseccionalidade percebemos que os estudos sobre professoras negras de matemática nos referidos ENEMs é bastante escasso total de 3.009 trabalhos publicados, apenas 42 produções apontaram as professoras, ou mulheres como objeto de estudo, sendo 17 publicações realizadas no ENEM XII e 25 no ENEM XIII. O número limitado de pesquisas e o silenciamento relacionadas a professora de matemática é um sintoma da exclusão (re)produzida em nossa sociedade. Nesse caminho, os resultados obtidos em nossa pesquisa apontaram sistematicamente a invisibilidade em que a mulher negra está submetida frente a figura masculina, a mulher branca ou até mesmo homem negro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43120
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02-03-2022 MAIONE - TCC VERSAO FINAL para deposito.pdf483,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons