Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43120

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorLEMOS, José Maione Silva-
dc.date.accessioned2022-03-03T17:19:49Z-
dc.date.available2022-03-03T17:19:49Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.date.submitted2022-03-01-
dc.identifier.citationLemos, José Maione Silva. MULHER NEGRA NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA: Uma análise das produções dos ENEMs XII e XIII da Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43120-
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender como as produções de conhecimento publicadas nos ENEMs XII (2016) e XIII (2019) abordaram o exercício profissional de professoras negras. Sob a ótica interseccional, como essas publicações relacionaram as discriminações compostas descritas teóricas, alinhando gênero, raça e exercício profissional, voltadas à mulher negra na educação matemática. Diante disso, apresentamos como objetivo geral: Analisar, sob a perspectiva interseccional, as produções bibliográficas que relacionam a mulher negra no campo da docência da matemática, nas duas últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM (XII e XIII), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM e como objetivos específicos: a) Identificar se há estudos que interseccionem o exercício profissional da matemática, gênero e raça nos ENEMs XII e XIII; b) Mapear os aportes teóricos utilizados nos referidos estudos; c) Elencar as metodologias e técnicas de coletas de dados; e d) Averiguar os resultados dos referidos estudos nos ENEMs XII e XIII. Os aspectos metodológicos ficaram por conta da metodologia do Estado do Conhecimento devido a pesquisa ter sido realizada nas publicações da SBEM e ser de caráter exploratório qualitativo e bibliográfico, alinhada com a Análise de Conteúdo para resultados e discussões. Sob o olhar da interseccionalidade percebemos que os estudos sobre professoras negras de matemática nos referidos ENEMs é bastante escasso total de 3.009 trabalhos publicados, apenas 42 produções apontaram as professoras, ou mulheres como objeto de estudo, sendo 17 publicações realizadas no ENEM XII e 25 no ENEM XIII. O número limitado de pesquisas e o silenciamento relacionadas a professora de matemática é um sintoma da exclusão (re)produzida em nossa sociedade. Nesse caminho, os resultados obtidos em nossa pesquisa apontaram sistematicamente a invisibilidade em que a mulher negra está submetida frente a figura masculina, a mulher branca ou até mesmo homem negro.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEstado do Conhecimentopt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.titleMulher negra na docência da matemática: uma análise das produções dos ENEMs XII e XIII da Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4509692341758722pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to understand how the knowledge productions published in ENEMs XII (2016) and XIII (2019) approached the professional practice of black teachers. From an intersectional perspective, how these publications related the theoretically described composite discriminations, aligning gender, race and professional practice, aimed at black women in mathematics education. Therefore, we present as a general objective: To analyze, from an intersectional perspective, the bibliographic productions that relate black women in the field of mathematics teaching, in the last two editions of the National Meeting of Mathematics Education - ENEM (XII and XIII), promoted by the Brazilian Society of Mathematics – SBEM and as specific objectives: a) To identify if there are studies that intersect the professional practice of mathematics, gender and race in ENEMs XII and XIII; b) Map the theoretical contributions used in the aforementioned studies; c) List data collection methodologies and techniques; and d) Investigate the results of the aforementioned studies in ENEMs XII and XIII. The methodological aspects were on account of the State of Knowledge methodology due to the research having been carried out in SBEM publications and being of an exploratory, qualitative and bibliographic character, aligned with the Content Analysis for results and discussions. From the perspective of intersectionality, we realize that studies on black mathematics teachers in the aforementioned ENEMs are quite scarce, a total of 3,009 published works, only 42 productions pointed to teachers, or women as the object of study, with 17 publications carried out in ENEM XII and 25 in the ENEM XIII. The limited number of researches and the silencing related to the mathematics teacher is a symptom of the exclusion (re)produced in our society. In this way, the results obtained in our research systematically pointed to the invisibility in which the black woman is subjected to the male figure, the white woman or even the black man.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA - NFD) Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matematicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6057-5370pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02-03-2022 MAIONE - TCC VERSAO FINAL para deposito.pdf483,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons