Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43115

Compartilhe esta página

Título: Problemas abertos no ensino de física: elaborando situações problema a partir da fantasia e da ficção científica.
Autor(es): COSTA, Vital Ramon Cintra da
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; Ficção científica; Solução de problemas – Física; Mecânica; Óptica geométrica
Data do documento: 3-Set-2021
Citação: COSTA, Vital Ramon Cintra da. Problemas abertos no ensino de física: elaborando situações problema a partir da fantasia e da ficção científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Os problemas fechados são utilizados desde o princípio no ensino de física e demais disciplinas, para servirem de exemplo dotados de única solução, com caminho pré estabelecido de início, meio e fim, para treinar exaustivamente um caminho de resolução de um problema específico, tornando assim, a aprendizagem mecânica e dificilmente contextualizada. O objetivo central deste trabalho é abordar e analisar o modelo que propõe a resolução de problemas abertos para o ensino de física, através da contextualização do problema a partir de conteúdos midiáticos, normalmente, mais atrativos para o estudante, como filmes e histórias em quadrinhos. O problema aberto, é um categoria de problema não convencional durante o ensino da física, por tanto, os conceitos utilizados seguirão a premissa da resolução de problemas abertos com modelo de análise qualitativa do problema, buscando assim uma emissão de hipóteses, elaboração de uma estratégia de solução para se chegar em uma resposta satisfatória ao problema proposto, sempre com base na discussão e nas correlações apresentadas no seu desenvolvimento, foram então, elaborados três problemas abertos, um relacionado ao movimento, outro relacionado a ótica e um exemplo de problema que não se encaixa diretamente em um tema. Por fim, o trabalho propõe uma reflexão sobre a utilização de problemas fechados e problemas abertos, também expõe algumas questões que podem ser tanto trabalhadas como derivadas dos problemas abertos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43115
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA, Vital Ramon Cintra da.pdf675,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons