Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43115
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | COSTA, Vital Ramon Cintra da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T19:56:24Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T19:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Vital Ramon Cintra da. Problemas abertos no ensino de física: elaborando situações problema a partir da fantasia e da ficção científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43115 | - |
dc.description.abstract | Os problemas fechados são utilizados desde o princípio no ensino de física e demais disciplinas, para servirem de exemplo dotados de única solução, com caminho pré estabelecido de início, meio e fim, para treinar exaustivamente um caminho de resolução de um problema específico, tornando assim, a aprendizagem mecânica e dificilmente contextualizada. O objetivo central deste trabalho é abordar e analisar o modelo que propõe a resolução de problemas abertos para o ensino de física, através da contextualização do problema a partir de conteúdos midiáticos, normalmente, mais atrativos para o estudante, como filmes e histórias em quadrinhos. O problema aberto, é um categoria de problema não convencional durante o ensino da física, por tanto, os conceitos utilizados seguirão a premissa da resolução de problemas abertos com modelo de análise qualitativa do problema, buscando assim uma emissão de hipóteses, elaboração de uma estratégia de solução para se chegar em uma resposta satisfatória ao problema proposto, sempre com base na discussão e nas correlações apresentadas no seu desenvolvimento, foram então, elaborados três problemas abertos, um relacionado ao movimento, outro relacionado a ótica e um exemplo de problema que não se encaixa diretamente em um tema. Por fim, o trabalho propõe uma reflexão sobre a utilização de problemas fechados e problemas abertos, também expõe algumas questões que podem ser tanto trabalhadas como derivadas dos problemas abertos. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Solução de problemas – Física | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.title | Problemas abertos no ensino de física: elaborando situações problema a partir da fantasia e da ficção científica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Closed problems are used from the beginning in the teaching of physics and other subjects, to serve as examples endowed with a single solution, with a pre-established path of beginning, middle and end, to exhaustively train a path to solve a specific problem, making thus, mechanical learning is hardly contextualized. The main objective of this work is to approach and analyze the model that proposes the resolution of open problems for the teaching of physics, through the contextualization of the problem from media contents, normally more attractive to the student, such as movies and comic books. The open problem is a type of unconventional problem during the teaching of physics, therefore, the concepts used will follow the premise of solving open problems with a qualitative analysis model of the problem, thus seeking an emission of hypotheses, elaboration of a strategy of solution to arrive at a satisfactory answer to the proposed problem, always based on the discussion and the correlations presented in its development, three open problems were then elaborated, one related to movement, another related to optics and an example of a problem that does not fits directly into a theme. Finally, the work proposes a reflection on the use of closed problems and open problems, it also exposes some issues that can be both worked on and derived from open problems. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA, Vital Ramon Cintra da.pdf | 675,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons