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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43066
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Título : | Uso de analogias no ensino de química: futebol americano e o ensino de acidez e basicidade em compostos orgânicos. |
Autor : | MENDES, Pedro Aureliano Maia |
Palabras clave : | Analogia; Futebol americano; Ácidos carboxílicos e aminas; Sequência didática |
Fecha de publicación : | 16-dic-2021 |
Resumen : | A utilização de analogias para o ensino de química é frequentemente utilizada na sala de aula, muitas vezes de maneira inseparável e até desapercebida, o que ocorre pela própria ciência ser tão abstrata. Isto torna sua percepção muito subjetiva, havendo a necessidade de uma comparação ou mesmo associação com situações do cotidiano. Na realização desse trabalho se buscou avaliar a possível utilização de uma analogia para o ensino de acidez e basicidade de compostos orgânicos por meio de uma sequência didática que relaciona o futebol americano com ácidos e bases orgânicas. A metodologia adotada foi a aplicação de uma oficina em três dias para alunos da graduação de licenciatura em química, na qual se propôs uma sequência didática envolvendo alguns aspectos do futebol americano (lançamento e recepção) e a química ácido-base de compostos orgânicos (ácidos carboxílicos e aminas). A analogia pretendida foi destacar a força ácida (liberação de próton) e a básica (recepção do próton) dos compostos orgânicos na comparação com a qualidade de um lançamento e recepção de uma bola no jogo do Futebol Americano, respectivamente. A coleta de dados se deu por meio de gravação da participação dos convidados na oficina e de um questionário aplicado posteriormente, no qual ambos foram feitos de forma totalmente remota e com a preservação do sigilo dos participantes. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi concluída após a análise dos dados recolhidos através das gravações e questionários. Após análise, foi possível observar que os estudantes participantes compreenderam o objetivo principal da oficina e destacaram em suas falas a importância do uso de uma analogia. Além disso, mesmo tendo sido utilizado um esporte com regras muitas vezes desconhecidas e um tanto complexas, eles compreenderam a relação com a química de ácidos e bases, o que é fundamental para o uso de uma analogia. Eles também reforçaram a importância que o uso de analogias para o ensino de química ou mesmo de outras áreas das ciências. Por fim, se abriu a possibilidade do uso para o uso de outros esportes como analogia, reforçando a questão da transdisciplinaridade, que ajuda a construir uma educação mais integrada. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43066 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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