Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43066

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorMENDES, Pedro Aureliano Maia-
dc.date.accessioned2022-02-28T14:53:12Z-
dc.date.available2022-02-28T14:53:12Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2022-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43066-
dc.description.abstractA utilização de analogias para o ensino de química é frequentemente utilizada na sala de aula, muitas vezes de maneira inseparável e até desapercebida, o que ocorre pela própria ciência ser tão abstrata. Isto torna sua percepção muito subjetiva, havendo a necessidade de uma comparação ou mesmo associação com situações do cotidiano. Na realização desse trabalho se buscou avaliar a possível utilização de uma analogia para o ensino de acidez e basicidade de compostos orgânicos por meio de uma sequência didática que relaciona o futebol americano com ácidos e bases orgânicas. A metodologia adotada foi a aplicação de uma oficina em três dias para alunos da graduação de licenciatura em química, na qual se propôs uma sequência didática envolvendo alguns aspectos do futebol americano (lançamento e recepção) e a química ácido-base de compostos orgânicos (ácidos carboxílicos e aminas). A analogia pretendida foi destacar a força ácida (liberação de próton) e a básica (recepção do próton) dos compostos orgânicos na comparação com a qualidade de um lançamento e recepção de uma bola no jogo do Futebol Americano, respectivamente. A coleta de dados se deu por meio de gravação da participação dos convidados na oficina e de um questionário aplicado posteriormente, no qual ambos foram feitos de forma totalmente remota e com a preservação do sigilo dos participantes. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi concluída após a análise dos dados recolhidos através das gravações e questionários. Após análise, foi possível observar que os estudantes participantes compreenderam o objetivo principal da oficina e destacaram em suas falas a importância do uso de uma analogia. Além disso, mesmo tendo sido utilizado um esporte com regras muitas vezes desconhecidas e um tanto complexas, eles compreenderam a relação com a química de ácidos e bases, o que é fundamental para o uso de uma analogia. Eles também reforçaram a importância que o uso de analogias para o ensino de química ou mesmo de outras áreas das ciências. Por fim, se abriu a possibilidade do uso para o uso de outros esportes como analogia, reforçando a questão da transdisciplinaridade, que ajuda a construir uma educação mais integrada.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnalogiapt_BR
dc.subjectFutebol americanopt_BR
dc.subjectÁcidos carboxílicos e aminaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleUso de analogias no ensino de química: futebol americano e o ensino de acidez e basicidade em compostos orgânicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe use of analogies for teaching chemistry is often used in the classroom, often inseparably and even unnoticed, which happens because science itself is so abstract. This makes their perception very subjective, with the need for comparison or even association with everyday situations. In carrying out this work, we sought to evaluate the possible use of an analogy for teaching about acidity and basicity of organic compounds through a didactic sequence that relates American Football with organic acids and bases. The methodology adopted was the application of a three-day workshop for undergraduate chemistry students, in which a didactic sequence was proposed involving some aspects of football (launch and reception) and the acid- base chemistry of organic compounds (carboxylic acids and amines). The intended analogy was to highlight the acidic (proton release) and basic (proton reception) strength of organic compounds in comparison with the quality of a ball tossing and receiving a ball in the Football game, respectively. Data collection took place through recording the participation of the guests in the workshop and an applied questionnaire, in which both were done completely remotely and with the preservation of the confidentiality of the participants. The research was qualitative in nature and was concluded after analyzing the data collected through recordings and questionnaires. After analysis, it was possible to observe that the participating students understood the main objective of the workshop and highlighted the importance of using an analogy in their speeches. Furthermore, even though a sport with often unknown and complex rules was used in the didactic sequence, they understood the relationship with the chemistry of acids and bases, which is fundamental for the use of an analogy. They also reinforced the importance of using analogies for teaching chemistry or even other areas of science. Finally, the possibility of using other sports as an analogy was opened, reinforcing the issue of transdisciplinarity, which helps to build a more comprehensive education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro-Aureliano - Versão Biblioteca - Final - 2.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons