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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43051
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Título : | Limites e possibilidades para a gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. |
Autor : | SILVA, José Ronaldo da |
Palabras clave : | Planejamento educacional; COVID-19 (Doença); Ensino à distância; Pandemia; Escolas públicas |
Fecha de publicación : | 6-may-2021 |
Citación : | SILVA, José Ronaldo da. Limites e possibilidades para a gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Esta pesquisa tem por objetivo analisar os limites e possibilidades de uma gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido a Pandemia da Covid-19, tendo como base uma reflexão no desenvolvimento das atividades dos gestores das escolas públicas no município de Caruaru. A gestão escolar tem enfrentado grandes desafios e mudanças estruturais na condução de suas atividades cotidiana nos últimos tempos principalmente durante a pandemia da Covid 19, diante desses desafios surgiu o problema de pesquisa: É possível fazer gestão democrática em escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do covid-19? De acordo com Saviani e Galvão (2021) No contexto da pandemia, o termo “ensino remoto” se popularizou. O isolamento social, necessário para impedir a expansão da infecção por Covid-19, fez com que as atividades presenciais nas instituições educacionais deixassem de ser o “normal”. Portanto, identificar quais foram as estratégias adotadas pelas escolas para organização do trabalho da gestão durante a Pandemia do Covid-19 e refletir sobre a avaliação da gestão escolar e suas principais dificuldades enfrentadas na organização do trabalho de forma democrática, superando os medos e aflições dos gestores, na ausência das aulas presenciais, como também o desdobramento da gestão com os professores para estimular os estudantes, abordagem qualitativas, combinado com as referências citadas trouxeram diversos elementos para as aulas virtuais. Na estratégia da execução das aulas foi enviado materiais didáticos e apostilas além de aulas por aplicativos, os gestores buscaram estudantes através de anúncios em rádio e em carros de som pela cidade; entrega de cestas básicas e cartão alimentação, existiu ainda a preocupação dos gestores estudarem protocolos da Organização Mundial da Saúde; enfim, para que houvesse gestões democráticas precisa-se repensar casos de demissão em massa, o esvaziamento e rotatividade das equipes de trabalho, mais estudantes e menos professores; logo, os limites e possibilidades surgiram, mas gestões democráticas ficaram nas tentativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43051 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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