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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, José Ronaldo da-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:39:04Z-
dc.date.available2022-02-28T11:39:04Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, José Ronaldo da. Limites e possibilidades para a gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43051-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar os limites e possibilidades de uma gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido a Pandemia da Covid-19, tendo como base uma reflexão no desenvolvimento das atividades dos gestores das escolas públicas no município de Caruaru. A gestão escolar tem enfrentado grandes desafios e mudanças estruturais na condução de suas atividades cotidiana nos últimos tempos principalmente durante a pandemia da Covid 19, diante desses desafios surgiu o problema de pesquisa: É possível fazer gestão democrática em escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do covid-19? De acordo com Saviani e Galvão (2021) No contexto da pandemia, o termo “ensino remoto” se popularizou. O isolamento social, necessário para impedir a expansão da infecção por Covid-19, fez com que as atividades presenciais nas instituições educacionais deixassem de ser o “normal”. Portanto, identificar quais foram as estratégias adotadas pelas escolas para organização do trabalho da gestão durante a Pandemia do Covid-19 e refletir sobre a avaliação da gestão escolar e suas principais dificuldades enfrentadas na organização do trabalho de forma democrática, superando os medos e aflições dos gestores, na ausência das aulas presenciais, como também o desdobramento da gestão com os professores para estimular os estudantes, abordagem qualitativas, combinado com as referências citadas trouxeram diversos elementos para as aulas virtuais. Na estratégia da execução das aulas foi enviado materiais didáticos e apostilas além de aulas por aplicativos, os gestores buscaram estudantes através de anúncios em rádio e em carros de som pela cidade; entrega de cestas básicas e cartão alimentação, existiu ainda a preocupação dos gestores estudarem protocolos da Organização Mundial da Saúde; enfim, para que houvesse gestões democráticas precisa-se repensar casos de demissão em massa, o esvaziamento e rotatividade das equipes de trabalho, mais estudantes e menos professores; logo, os limites e possibilidades surgiram, mas gestões democráticas ficaram nas tentativas.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleLimites e possibilidades para a gestão democrática de escolas públicas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9123338651372614pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the limits and possibilities of a democratic management of public schools during the suspension of face-to-face activities due to the Covid-19 Pandemic, based on a reflection on the development of the activities of public-school managers in the municipality of Caruaru. School management has faced great challenges and structural changes in the conduct of its daily activities in recent times mainly during the covid 19 pandemic, in the face of these challenges the research problem arose: Is it possible to do democratic management in public schools during the suspension of face-to-face activities due to the covid-19 pandemic? According to Saviani and Galvão (2021) in the context of the pandemic, the term "remote teaching" became popular. The social isolation, necessary to prevent the expansion of Covid-19 infection, made face-to-face activities in educational institutions no longer the "normal". Therefore, to identify the strategies adopted by the schools to organize the work of management during the Covid-19 Pandemic and reflect on the evaluation of school management and its main difficulties faced in the organization of the work of in a democratic way, overcoming the fears and afflictions of managers, in the absence of classroom classes, as well as the unfolding of management with teachers to stimulate students, qualitative approach, combined with the references cited brought several elements to the virtual classes, in the strategy of the execution of the classes was sent teaching materials and handouts in addition to classes by applications, the managers sought students through radio advertisements and sound cars around the city; delivery of basic baskets and food card, there was also the concern of managers to study protocols of the World Health Organization; finally, in order to have democratic management, it is important to rethink cases of mass dismissal, the emptying and turnover of work teams, more students and fewer teachers; soon, the limits and possibilities arose, but democratic management sat in the attempts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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