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Título : As transformações no comércio durante a pandemia da Covid-19: o redirecionamento nos negócios para o E-commerce no Estado de Pernambuco.
Autor : SILVA, Girlene Oliveira da
Palabras clave : Negócios - Efeito da pandemia; Comércio - Adaptação; Comércio eletrônico; Marketing; Comunicação - Recursos eletrônicos de informação
Fecha de publicación : 24-ago-2021
Citación : SILVA, Girlene Oliveira da. As transformações no comércio durante a pandemia da Covid-19: o redirecionamento nos negócios para o E-commerce no Estado de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O trabalho foi desenvolvido com o propósito de entender como aconteceram as mudanças no comércio tradicional para o digital devido à fase da pandemia que se iniciou, no final de 2019, denominada COVID-19. A partir disso, a pesquisa procurou compreender como foi a experiência dos empresários do comércio de vestuário ao migrar para a internet e mais, precisamente, para uma plataforma desenvolvida pela Prefeitura da cidade de Caruaru. A plataforma é basicamente um intermediador entre compradores e vendedores tendo um setor reservado para os lojistas e para os excursionistas. Assim, realizou-se o estudo tendo como metodologia os levantamentos bibliográficos e a investigação exploratória com o propósito de proporcionar maior familiarização com o problema, tendo como finalidade principal o aprimoramento de ideias e introduzir o leitor ao entendimento do comércio eletrônico. Nesse viés, por meio de entrevista e formulário procurou-se obter o relato das experiências de vendas pela internet no contexto da pandemia, em Pernambuco, em que buscou-se investigar como as empresas utilizavam a plataforma desenvolvida pela prefeitura de Caruaru e seus obstáculos de vendas por meio desse recurso. E através da análise de dados secundários do Instagram, rede social que permite compartilhar fotos e vídeos entre seus usuários, foi possível entender os aspectos do marketing correspondentes às empresas, se houve menções sobre a plataforma e se algumas iniciaram suas atividades online durante a pandemia. E para o referencial teórico foram utilizados os principais autores Philip Kotler com o livro intitulado Marketing 4.0: do tradicional ao digital (2017), como também o de Marcos Cobra com o livro nomeado: Administração de Marketing no Brasil (2009) e A Cauda Longa (2004), do autor Chris Anderson. Os resultados encontrados no estudo indicam que vendas pela internet podem proporcionar retornos positivos para as empresas. Contudo, deve ser levando em consideração as limitações da plataforma da prefeitura, sendo necessário adaptações para se realizar uma melhor divulgação dos produtos, além de tanto as empresas como a prefeitura de Caruaru procurar ter planejamento, pesquisas e estudos eficientes que atenda o consumidor e seus verdadeiros desejos e necessidades e, assim, obter retornos almejados que é possível conseguir ao estar presente no comércio eletrônico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43045
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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