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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Rodrigo Miranda-
dc.contributor.authorSILVA, Girlene Oliveira da-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:36:15Z-
dc.date.available2022-02-28T11:36:15Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Girlene Oliveira da. As transformações no comércio durante a pandemia da Covid-19: o redirecionamento nos negócios para o E-commerce no Estado de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43045-
dc.description.abstractO trabalho foi desenvolvido com o propósito de entender como aconteceram as mudanças no comércio tradicional para o digital devido à fase da pandemia que se iniciou, no final de 2019, denominada COVID-19. A partir disso, a pesquisa procurou compreender como foi a experiência dos empresários do comércio de vestuário ao migrar para a internet e mais, precisamente, para uma plataforma desenvolvida pela Prefeitura da cidade de Caruaru. A plataforma é basicamente um intermediador entre compradores e vendedores tendo um setor reservado para os lojistas e para os excursionistas. Assim, realizou-se o estudo tendo como metodologia os levantamentos bibliográficos e a investigação exploratória com o propósito de proporcionar maior familiarização com o problema, tendo como finalidade principal o aprimoramento de ideias e introduzir o leitor ao entendimento do comércio eletrônico. Nesse viés, por meio de entrevista e formulário procurou-se obter o relato das experiências de vendas pela internet no contexto da pandemia, em Pernambuco, em que buscou-se investigar como as empresas utilizavam a plataforma desenvolvida pela prefeitura de Caruaru e seus obstáculos de vendas por meio desse recurso. E através da análise de dados secundários do Instagram, rede social que permite compartilhar fotos e vídeos entre seus usuários, foi possível entender os aspectos do marketing correspondentes às empresas, se houve menções sobre a plataforma e se algumas iniciaram suas atividades online durante a pandemia. E para o referencial teórico foram utilizados os principais autores Philip Kotler com o livro intitulado Marketing 4.0: do tradicional ao digital (2017), como também o de Marcos Cobra com o livro nomeado: Administração de Marketing no Brasil (2009) e A Cauda Longa (2004), do autor Chris Anderson. Os resultados encontrados no estudo indicam que vendas pela internet podem proporcionar retornos positivos para as empresas. Contudo, deve ser levando em consideração as limitações da plataforma da prefeitura, sendo necessário adaptações para se realizar uma melhor divulgação dos produtos, além de tanto as empresas como a prefeitura de Caruaru procurar ter planejamento, pesquisas e estudos eficientes que atenda o consumidor e seus verdadeiros desejos e necessidades e, assim, obter retornos almejados que é possível conseguir ao estar presente no comércio eletrônico.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNegócios - Efeito da pandemiapt_BR
dc.subjectComércio - Adaptaçãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComunicação - Recursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.titleAs transformações no comércio durante a pandemia da Covid-19: o redirecionamento nos negócios para o E-commerce no Estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5191113299281855pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6498132660066720pt_BR
dc.description.abstractxThe work was developed with the purpose of understanding how the changes in traditional to digital trade happened due to the pandemic phase that began at the end of 2019 and was named COVID-19. From this, the research sought to understand how was the experience of entrepreneurs in the clothing trade when migrating to the Internet and more, precisely, to a platform developed by the City of Caruaru. The platform is basically an intermediary between buyers and sellers having a sector reserved for shopkeepers and hikers. Thus, the study was carried out with bibliographic surveys and exploratory research as methodology with the purpose of providing greater familiarization with the problem, with the main purpose of improving ideas and introducing the reader to the understanding of e-commerce. In this bias, through an interview and form, we sought to obtain the report of internet sales experiences in the context of the pandemic, in Pernambuco, in which we sought to investigate how companies used the platform developed by the city and its sales obstacles through this resource. And through the analysis of secondary data from Instagram, a social network that allows you to share photos and videos among its users, it was possible to understand the aspects of marketing corresponding to companies, whether there were mentions about the platform and whether some started their online activities during the pandemic.The main authors Philip Kotler entitled Marketing 4.0: from traditional to digital (2017), as well as Marcos Cobra with the book named: Marketing Administration in Brazil (2009) and A Cauda Longa (2004), by author Chris Anderson, were used for the theoretical framework. The results found in the study indicate that internet sales can provide positive returns for companies. However, it should be taking into account the limitations of the site, being necessary improvements to make a better dissemination of products, in addition to both companies and the city seek to have an efficient planning, research and studies that meets the consumer and their true desires and needs and, thus, obtain desired returns that it is possible to achieve by being present in e-commerce.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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