Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033
Compartilhe esta página
Título: | A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. |
Autor(es): | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Cores |
Data do documento: | 18-Jul-2018 |
Citação: | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa. A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons