Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T11:20:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28T11:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa. A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.title | A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8723321023591345 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
dc.description.abstractx | O presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons