Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:20:06Z-
dc.date.available2022-02-28T11:20:06Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa. A visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43033-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.titleA visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a utilização da temática cores como estratégia para o ensino de conceitos químicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8723321023591345pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxO presente trabalho teve como objetivo analisar a visão dos licenciandos em química do CAA/UFPE sobre a temática cores por meio de uma oficina, oportunizando-os ver a possibilidade de utilizarem oficinas temáticas para o ensino de conteúdos químicos buscando associar a teoria com fenômenos do dia a dia. Para isso foi utilizado a temática Química das Cores na turma do 5º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste. O trabalho teve abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um pré questionário, uma oficina e um pós questionário. Percebeu-se que, apesar dos licenciandos possuírem algum conhecimento sobre a temática, após a oficina as respostas apresentadas no pós-questionário foram mais aprofundadas, sugerindo que o uso da temática contribuiu para a construção de novos conhecimentos e aprofundamento de conhecimentos já existentes. Durante a oficina temática Química das Cores e no pós-questionário os licenciandos utilizaram conceitos como transição eletrônica, reflexão, absorção e emissão de luz, espectro visível, associaram a cor observada ao comprimento de onda e a frequência da luz. No pós questionário quando se refere as questões sobre o processo de ensino aprendizagem eles levantaram que as oficinas são um meio de explicar fenômenos do dia a dia utilizando-se de conceitos químicos, uma forma de sair da rotina da sala de aula, fazendo com que a química seja vista no cotidiano. Dessa forma a pesquisa possibilitou aos licenciandos ver o uso de oficinas temáticas como um meio para promover a aprendizagem de conteúdos químicos, propiciando a participação ativa dos alunos nas aulas, a fim de superar um ensino fragmentado.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Ana Paula Lucena Barbosa.pdf3,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons