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Título : Aplicativo H2OLHA como recurso didático na prevenção de doenças hídricas em Olinda – PE
Autor : TAVARES, Juanito Francisco Moura
Palabras clave : Educação ambiental; Ensino, aprendizagem e Tecnologias; Leptospirose
Fecha de publicación : 11-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TAVARES, Juanito Francisco Moura. Aplicativo H2OLHA como recurso didático na prevenção de doenças hídricas em Olinda – PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Em meio à ascensão das tecnologias móveis, temos que encontrar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com a atualidade, rompendo o predomínio da escrita tradicional na construção e transmissão de conhecimento. Assim, foi feita uma coleta de dados com os alunos dos 2° Anos do Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria, onde a pergunta principal era: “Quais problemas são acarretados com os repetidos casos de alagamentos no entorno da Cidade de Olinda?”. A partir do reconhecimento dos contextos da realidade da comunidade escolar e das abordagens observadas e relatadas pelos estudantes em decorrência dos alagamentos, destacam-se as doenças transmitidas em ambientes aquáticos como: leptospirose, esquistossomose, dentre outras. Promovendo não apenas a sensibilização ambiental para conservação do meio ambiente e da saúde coletiva, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade, surgiu a ideia de criar um aplicativo on-line para ser usado em smartphones e tablets com o objetivo de relatar, informar, localizar e prevenir a transmissibilidade das infecções. Na produção do mobile app, foi utilizado o aplicativo Thunkable, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no qual se utilizam block`s de comando para codar (ato de criar códigos), foi utilizado também o fire base da Google, o qual disponibiliza um banco de dados gratuitos com a parceria do Thunkable. O trabalho foi moldado em uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas: 1. Explorativa (identificação dos principais locais de alagamento), 2. Pesquisa (aquisição de conceitos científicos), 3. Ação (elaboração do aplicativo), 4. Qualificação (visa a validar o produto) o produto foi validado por toda a comunidade escolar. Espera-se que o recurso tecnológico contribua de forma expressiva na mudança de hábitos ambientais e no ensino- aprendizagem proporcionando uma mudança de postura da comunidade escolar perante o Meio Ambiente, Saneamento Básico, Saúde Coletiva. O produto educacional digital produzido está disponível nas plataformas para ser baixado gratuitamente. Futuramente, aperfeiçoamentos podem ser realizados com a intenção de inserir outras funcionalidades que reflitam ainda mais em ações de educação em saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43027
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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