Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43027
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAIVA, Laura Mesquita | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Juanito Francisco Moura | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T19:15:13Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T19:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-11 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Juanito Francisco Moura. Aplicativo H2OLHA como recurso didático na prevenção de doenças hídricas em Olinda – PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43027 | - |
dc.description.abstract | Em meio à ascensão das tecnologias móveis, temos que encontrar práticas pedagógicas inovadoras que dialoguem com a atualidade, rompendo o predomínio da escrita tradicional na construção e transmissão de conhecimento. Assim, foi feita uma coleta de dados com os alunos dos 2° Anos do Ensino Médio do Colégio Imaculado Coração de Maria, onde a pergunta principal era: “Quais problemas são acarretados com os repetidos casos de alagamentos no entorno da Cidade de Olinda?”. A partir do reconhecimento dos contextos da realidade da comunidade escolar e das abordagens observadas e relatadas pelos estudantes em decorrência dos alagamentos, destacam-se as doenças transmitidas em ambientes aquáticos como: leptospirose, esquistossomose, dentre outras. Promovendo não apenas a sensibilização ambiental para conservação do meio ambiente e da saúde coletiva, mas também contribuindo para criação de laços identitários referentes à comunidade, surgiu a ideia de criar um aplicativo on-line para ser usado em smartphones e tablets com o objetivo de relatar, informar, localizar e prevenir a transmissibilidade das infecções. Na produção do mobile app, foi utilizado o aplicativo Thunkable, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), no qual se utilizam block`s de comando para codar (ato de criar códigos), foi utilizado também o fire base da Google, o qual disponibiliza um banco de dados gratuitos com a parceria do Thunkable. O trabalho foi moldado em uma pesquisa-ação dividida em quatro etapas: 1. Explorativa (identificação dos principais locais de alagamento), 2. Pesquisa (aquisição de conceitos científicos), 3. Ação (elaboração do aplicativo), 4. Qualificação (visa a validar o produto) o produto foi validado por toda a comunidade escolar. Espera-se que o recurso tecnológico contribua de forma expressiva na mudança de hábitos ambientais e no ensino- aprendizagem proporcionando uma mudança de postura da comunidade escolar perante o Meio Ambiente, Saneamento Básico, Saúde Coletiva. O produto educacional digital produzido está disponível nas plataformas para ser baixado gratuitamente. Futuramente, aperfeiçoamentos podem ser realizados com a intenção de inserir outras funcionalidades que reflitam ainda mais em ações de educação em saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino, aprendizagem e Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Leptospirose | pt_BR |
dc.title | Aplicativo H2OLHA como recurso didático na prevenção de doenças hídricas em Olinda – PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTANA, Otacílio Antunes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9480445354448835 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2926924953235520 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the midst of the rise of mobile technologies, we must find innovative pedagogical practices that dialogue with the present time, breaking the dominance of traditional writing in the construction and transmission of knowledge. It is noticeable that the technology is more and more present in our daily life, so a data collection was made with the students of the 2°years of high of the Immaculate Heart of Mary School, where the main question was: Which problems are caused by the repeated cases of flooding around the city of Olinda? From the recognition of the contexts of the reality of the school community and the approaches observed and reported by students as a result of flooding, we highlight the diseases transmitted in aquatic environments such as: Leptospirosis, schistosomiasis and others. Promoting not only environmental awareness for environmental conservation and collective health, but also contributing to the creation of community-related identity bonds. The idea of creating an online application to be used on smartphones and tablets in order to report, inform, locate and prevent the transmissibility of infections. In the production of the mobile app was used the thunkable app, developed by MIT (Massachusetts Institute of Technology), which uses command`s block to codar (code creation act), was also used the fire base of Google, where they provide a free database with the partnership of thunkable. The work was shaped into a research-action divided into four stages: 1. Explorative (identification of the main sites of flooding), 2. Research (acquisition of scientific concepts), 3. Action (elaboration of the app), 4. Qualification (aims to validate the product) the product was validated by the entire school community. It is expected that the technological resource contributes significantly in changing environmental habits and teaching-learning, providing a change in the attitude of the school community towards the Environment, Basic Sanitation, Collective Health. The prototype of the digital educational product being produced will be of great scope as it will be available on platforms to be downloaded for free. In the future improvements can be made with the intention of inserting other functionalities that reflect even more in health education actions. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juanito Francisco Moura Tavares.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons