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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43024

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Título: O uso das tecnologias como instrumento de ensino e aprendizagem nas Ciências Ambientais
Autor(es): MESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira
Palavras-chave: Educação ambiental; Tecnologia; Ensino
Data do documento: 25-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira. O uso das tecnologias como instrumento de ensino e aprendizagem nas Ciências Ambientais. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Os instrumentos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, possibilitando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e aplicar ferramentas tecnológicas para a educação nas turmas do ensino fundamental de uma escola particular da Região Metropolitana do Recife - RMR, ampliando o conhecimento das causas e consequências sobre a temática das enchentes no Bairro de Boa Viagem. Por este motivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Realizar um levantamento do referencial teórico, aulas teóricas sobre o problema das “inundações” para um levantamento prévio e aprofundamento do conhecimento sobre esta temática com os alunos; Desenvolver Produtos Educacionais, a serem desenvolvidos com os alunos, nos quais possam ser identificadas as principais causas e locais de ocorrência das enchentes em Boa Viagem; Construir e aplicar, em conjunto com os alunos, os instrumentos tecnológicos selecionados: aplicativo, jornal virtual e cartilha, que servem como ferramentas de sinalização e minimização de problemas decorrentes de enchentes no bairro de Boa Viagem. Para atingir tais objetivos, o trabalho exposto, no qual apresenta um caráter qualitativo, caracterizado pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizado como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posterior tratamento do Dados coletados. Nestes procedimentos foram realizados levantamento bibliográfico, observações diretas, registro fotográfico, visita à área de estudo e construção de mapas. A pesquisa segue os procedimentos citados acima como instrumentos de ensino e aprendizagem para a realização de produtos educacionais de forma interdisciplinar e tem contribuído de forma didática e interativa, possibilitando que os alunos aprendam, obtendo resultados positivos e importantes para novas perspectivas de ensino. e aprendizagem dos alunos, bem como contribuições para a melhoria do bairro. Portanto, a pesquisa proporcionou uma visão holística, por meio do recorte da realidade vivenciada pelos alunos, o que possibilita a aplicação em outras cidades e regiões do Brasil, devido ao problema das inundações, utilizando produtos tecnológicos de acordo com as necessidades de cada um. localização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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