Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43024

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Werônica Meira de-
dc.contributor.authorMESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira-
dc.date.accessioned2022-02-25T18:23:42Z-
dc.date.available2022-02-25T18:23:42Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationMESQUITA, Áurea Nascimento de Siqueira. O uso das tecnologias como instrumento de ensino e aprendizagem nas Ciências Ambientais. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43024-
dc.description.abstractOs instrumentos tecnológicos são ferramentas essenciais para contribuir com o ensino e a aprendizagem, possibilitando novas possibilidades de conhecimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e aplicar ferramentas tecnológicas para a educação nas turmas do ensino fundamental de uma escola particular da Região Metropolitana do Recife - RMR, ampliando o conhecimento das causas e consequências sobre a temática das enchentes no Bairro de Boa Viagem. Por este motivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Realizar um levantamento do referencial teórico, aulas teóricas sobre o problema das “inundações” para um levantamento prévio e aprofundamento do conhecimento sobre esta temática com os alunos; Desenvolver Produtos Educacionais, a serem desenvolvidos com os alunos, nos quais possam ser identificadas as principais causas e locais de ocorrência das enchentes em Boa Viagem; Construir e aplicar, em conjunto com os alunos, os instrumentos tecnológicos selecionados: aplicativo, jornal virtual e cartilha, que servem como ferramentas de sinalização e minimização de problemas decorrentes de enchentes no bairro de Boa Viagem. Para atingir tais objetivos, o trabalho exposto, no qual apresenta um caráter qualitativo, caracterizado pela investigação, reconhecendo a complexidade do objeto de estudo, sendo utilizado como procedimento metodológico a etapa exploratória e descritiva, e posterior tratamento do Dados coletados. Nestes procedimentos foram realizados levantamento bibliográfico, observações diretas, registro fotográfico, visita à área de estudo e construção de mapas. A pesquisa segue os procedimentos citados acima como instrumentos de ensino e aprendizagem para a realização de produtos educacionais de forma interdisciplinar e tem contribuído de forma didática e interativa, possibilitando que os alunos aprendam, obtendo resultados positivos e importantes para novas perspectivas de ensino. e aprendizagem dos alunos, bem como contribuições para a melhoria do bairro. Portanto, a pesquisa proporcionou uma visão holística, por meio do recorte da realidade vivenciada pelos alunos, o que possibilita a aplicação em outras cidades e regiões do Brasil, devido ao problema das inundações, utilizando produtos tecnológicos de acordo com as necessidades de cada um. localização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO uso das tecnologias como instrumento de ensino e aprendizagem nas Ciências Ambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1527500850787537pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9039652038717693pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxTechnological instruments are essential tools to contribute to teaching and learning, allowing for new possibilities of knowledge. Given this, the general objective of this research is to develop and apply technological tools for education in elementary school classes in a private school in the Metropolitan Region of Recife - RMR, expanding the knowledge of causes and consequences on the themes of flooding in the Bairro de Boa Viagem . For this reason, the following specific objectives were listed: Conduct a survey of the theoretical framework, theoretical classes on the “flooding” problem for a prior survey and expansion of knowledge of this issue with students; Develop Educational Products, to be developed with students, in which the main causes and places of occurrence of flooding in Boa Viagem can be identified; Build and apply, together with the students, the selected technological instruments: application, virtual newspaper and booklet, which serve as tools for signaling and minimizing the problems resulting from flooding in the Boa Viagem neighborhood. In order to achieve such objectives, the exposed work, in which it presents a qualitative character, characterized by the investigation, recognizing the complexity of the object of study, being used as a methodological procedure the exploratory and descriptive stage, and later treatment of the collected data. In these procedures, a bibliographic survey, direct observations, photographic record, visit to the study area and construction of maps were carried out. The research follows the procedures mentioned above as teaching and learning instruments for the realization of educational products in an interdisciplinary way and has contributed in a didactic and interactive way, making it possible for students to learn, obtaining positive and important results for new perspectives of teaching and student learning, as well as contributions to neighborhood improvement. Therefore, the research provided a holistic view, through the clipping of the reality experienced by the students, which makes it possible to apply in other cities and regions of Brazil, due to the problem of flooding, using technological products according to the needs of each location.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita.pdf4,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons