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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43022

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Título: O ensino de química a partir de investigações : um estudo de caso em escolas integrais do município de Gravatá-PE
Autor(es): AFONSO, Lucas Pereira Regis
Palavras-chave: Química - Experiências; Química (Ensino médio); Aprendizagem centrada no aluno - Pernambuco; Aprendizagem baseada em problemas – Pernambuco; Educação integral - Pernambuco
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AFONSO, Lucas Pereira Regis. O ensino de química a partir de investigações: um estudo de caso em escolas integrais do município de Gravatá-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O ensino de química deve fazer sentido para o aluno, de tal forma que o mesmo consiga compreender e enxergar a química no seu dia a dia. Desta forma, se faz necessário que os professores utilizem práticas que favoreçam as relações existentes entre o conhecimento científico e a realidade dos estudantes, bem como o desenvolvimento do seu senso crítico-argumentativo. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma proposta investigativa experimental na perspectiva de professores de química que atuam em escolas de tempo integral no município de Gravatá - PE. Para tanto, a coleta de dados se deu a partir de entrevistas que aconteceram antes e após o encontro que foi realizado com os professores para a socialização do material didático produzido. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin e evidenciam que os professores admitem a importância de trabalhar a química de forma experimental, procurando fazer relações com o cotidiano dos alunos. Com relação ao uso de atividades investigativas, os professores conhecem pouco sobre a temática, de forma que esta metodologia é quase que inexistente em suas salas de aula. No entanto, a partir da socialização do material didático e da discussão dos percursos metodológicos inerentes a esta abordagem, os professores reconhecem as potencialidades das atividades investigativas para o desenvolvimento de uma formação integral do estudante, porém, reforçam a importância de processos de formação continuada para a socialização de experiências, como também momentos de discussão onde eles possam conhecer novas metodologias que tenham como objetivo buscar uma postura ativa do estudante no processo de aprendizagem. Espera-se que os conhecimentos gerados a partir dessa pesquisa sejam colocados em prática pelos professores e que dessa forma a distância existente entre universidade e sociedade tenha sido reduzida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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