Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43022

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorAFONSO, Lucas Pereira Regis-
dc.date.accessioned2022-02-25T17:26:59Z-
dc.date.available2022-02-25T17:26:59Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationAFONSO, Lucas Pereira Regis. O ensino de química a partir de investigações: um estudo de caso em escolas integrais do município de Gravatá-PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43022-
dc.description.abstractO ensino de química deve fazer sentido para o aluno, de tal forma que o mesmo consiga compreender e enxergar a química no seu dia a dia. Desta forma, se faz necessário que os professores utilizem práticas que favoreçam as relações existentes entre o conhecimento científico e a realidade dos estudantes, bem como o desenvolvimento do seu senso crítico-argumentativo. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma proposta investigativa experimental na perspectiva de professores de química que atuam em escolas de tempo integral no município de Gravatá - PE. Para tanto, a coleta de dados se deu a partir de entrevistas que aconteceram antes e após o encontro que foi realizado com os professores para a socialização do material didático produzido. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin e evidenciam que os professores admitem a importância de trabalhar a química de forma experimental, procurando fazer relações com o cotidiano dos alunos. Com relação ao uso de atividades investigativas, os professores conhecem pouco sobre a temática, de forma que esta metodologia é quase que inexistente em suas salas de aula. No entanto, a partir da socialização do material didático e da discussão dos percursos metodológicos inerentes a esta abordagem, os professores reconhecem as potencialidades das atividades investigativas para o desenvolvimento de uma formação integral do estudante, porém, reforçam a importância de processos de formação continuada para a socialização de experiências, como também momentos de discussão onde eles possam conhecer novas metodologias que tenham como objetivo buscar uma postura ativa do estudante no processo de aprendizagem. Espera-se que os conhecimentos gerados a partir dessa pesquisa sejam colocados em prática pelos professores e que dessa forma a distância existente entre universidade e sociedade tenha sido reduzida.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no aluno - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Pernambucopt_BR
dc.subjectEducação integral - Pernambucopt_BR
dc.titleO ensino de química a partir de investigações : um estudo de caso em escolas integrais do município de Gravatá-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2330936715917697pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of chemistry must make sense to the student, in such a way that he can understand and see chemistry in his daily life. In this way, it is necessary that teachers use practices that favor the existing relationships between scientific knowledge and the students' reality, as well as the development of their critical- argumentative sense. Thereby, this research aimed to analyze the contributions of an experimental investigative proposal from the perspective of chemistry teachers who work in full-time schools in the city of Gravatá - PE. Therefore, data collection took place from interviews that happened before and after the meeting that was held with the teachers to the socialization of the didactic material produced. Data were analyzed based on Bardin's content analysis and show that teachers admit the importance of working chemistry in an experimental way, seeking to make relationships with the students' daily lives. Regarding the use of investigative activities, teachers know little about the subject, so this methodology is almost non- existent in their classrooms. However, from the socialization of teaching material and the discussion of the methodological paths inherent in this methodology, the teachers recognize the potential of investigative activities for the development of comprehensive student education, however, they reinforce the importance of continuing education processes for the sharing of experiences, as well as moments of discussion where they can learn about new methodologies that aim to seek an active posture of the student in the learning process. It is expected that the knowledge generated from this research is put into practice on the school floor and that, in this way, the distance between the university and society is minimized.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Pereira Regis Afonso (1).pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons