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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43021

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Título: Experimentos de física ou mágica? Uma proposta de experimentação para os anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Denilson Genival da
Palavras-chave: Curiosidade; Ensino – Metodologia; Física – Experiências; Ensino fundamental; Emoções e cognição
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: SILVA, Denilson Genival da. Experimentos de física ou mágica? Uma proposta de experimentação para os anos finais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Existe um certo desinteresse por parte dos alunos para com a disciplina de Física no Ensino Médio, seja pela falta de afinidade com ela e/ou pela ausência de motivação desde as etapas de ensino anteriores. O sistema de ensino está tão focado em preparar o aluno para o vestibular que esquece de preparar o aluno para o exercício da cidadania, desta forma, muitos alunos apenas decoram o conteúdo para as provas sem aprender efetivamente, resultando na falta de interesse pela disciplina estudada. Nessa perspectiva, elaborou-se uma proposta de aula e um instrumento de coleta de dados para investigar futuramente quais as consequências que podem ser geradas em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito à aproximação com a disciplina, causadas por uma aula experimental de Física que propositalmente relaciona experimentos de Física com truques de mágica. A proposta foi realizada sob uma perspectiva qualitativa teórica, à luz da Teoria de Desenvolvimento de Henri Wallon, às perspectivas de educação e aos tipos de curiosidade, segundo Paulo Freire. Os experimentos selecionados foram baseados em efeitos aparentemente mágicos com o objetivo de causar efeitos iguais aos de uma mágica, como emoções, deslumbramento, curiosidade, ar de surpresa, maior nível de atenção, espanto e até mesmo o assombro, pois acredita-se ser possível que, a partir destes efeitos, o aluno seja afetado positivamente e isso promova uma motivação e uma curiosidade em relação à disciplina de Física. Foi elaborado um questionário com dez questões abertas e fechadas, cada uma com um objetivo específico para analisar a curiosidade, a afetividade e a motivação do aluno, e ainda suas opiniões sobre a aula, os experimentos e a metodologia. Com a aplicação da proposta, pode ser possível analisar as consequências da aula de acordo com todos os aspectos do referencial teórico, todavia, a mesma não foi aplicada devido a pandemia COVID-19, podendo ser aplicada, futuramente, por professores dos anos finais do Ensino Fundamental com o objetivo de afetar os alunos, deixando-os interessados pela disciplina de Física e assim fazendo os ter vontade de aprender efetivamente o conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43021
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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