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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43021

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Denilson Genival da-
dc.date.accessioned2022-02-24T19:32:49Z-
dc.date.available2022-02-24T19:32:49Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Denilson Genival da. Experimentos de física ou mágica? Uma proposta de experimentação para os anos finais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43021-
dc.description.abstractExiste um certo desinteresse por parte dos alunos para com a disciplina de Física no Ensino Médio, seja pela falta de afinidade com ela e/ou pela ausência de motivação desde as etapas de ensino anteriores. O sistema de ensino está tão focado em preparar o aluno para o vestibular que esquece de preparar o aluno para o exercício da cidadania, desta forma, muitos alunos apenas decoram o conteúdo para as provas sem aprender efetivamente, resultando na falta de interesse pela disciplina estudada. Nessa perspectiva, elaborou-se uma proposta de aula e um instrumento de coleta de dados para investigar futuramente quais as consequências que podem ser geradas em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito à aproximação com a disciplina, causadas por uma aula experimental de Física que propositalmente relaciona experimentos de Física com truques de mágica. A proposta foi realizada sob uma perspectiva qualitativa teórica, à luz da Teoria de Desenvolvimento de Henri Wallon, às perspectivas de educação e aos tipos de curiosidade, segundo Paulo Freire. Os experimentos selecionados foram baseados em efeitos aparentemente mágicos com o objetivo de causar efeitos iguais aos de uma mágica, como emoções, deslumbramento, curiosidade, ar de surpresa, maior nível de atenção, espanto e até mesmo o assombro, pois acredita-se ser possível que, a partir destes efeitos, o aluno seja afetado positivamente e isso promova uma motivação e uma curiosidade em relação à disciplina de Física. Foi elaborado um questionário com dez questões abertas e fechadas, cada uma com um objetivo específico para analisar a curiosidade, a afetividade e a motivação do aluno, e ainda suas opiniões sobre a aula, os experimentos e a metodologia. Com a aplicação da proposta, pode ser possível analisar as consequências da aula de acordo com todos os aspectos do referencial teórico, todavia, a mesma não foi aplicada devido a pandemia COVID-19, podendo ser aplicada, futuramente, por professores dos anos finais do Ensino Fundamental com o objetivo de afetar os alunos, deixando-os interessados pela disciplina de Física e assim fazendo os ter vontade de aprender efetivamente o conteúdo.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuriosidadept_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectFísica – Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEmoções e cogniçãopt_BR
dc.titleExperimentos de física ou mágica? Uma proposta de experimentação para os anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8223044406908961pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThere is a certain lack of interest on the part of students towards the Physics subject in High School, either due to the lack of affinity with it and / or the lack of motivation since the previous teaching stages. The education system is so focused on preparing the student for the entrance exam that it forgets to prepare the student for the exercise of citizenship, in this way, many students just decorate the content for the tests without learning effectively, resulting in a lack of interest in the subject studied. In this perspective, a class proposal and a data collection instrument were developed to investigate the consequences that can be generated in 9th grade students, regarding the approach to the discipline, caused by a class Physics experiment that purposely links physics experiments to magic tricks. The proposal was carried out under a theoretical qualitative perspective, in the light of Henri Wallon's Development Theory, the perspectives of education and the types of curiosity, according to Paulo Freire. The selected experiments were based on apparently magical effects with the aim of causing the same effects as a magic, such as emotions, wonder, curiosity, air of surprise, a higher level of attention, amazement and even awe, as it is believed to be possible that, from these effects, the student is positively affected and this promotes motivation and curiosity in relation to the Physics subject. A questionnaire was prepared with ten open and closed questions, each with a specific objective to analyze the student's curiosity, affectivity and motivation, as well as their opinions about the class, experiments and methodology. The application of the proposal, it may be possible to analyze the consequences of the class according to all aspects of the theoretical framework, however, it was not applied due to the pandemic COVID-19, and may be applied in the future by teachers from the latter years of elementary school in order to affect students, leaving them interested in the Physics subject and thus making them want to learn the content effectively.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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