Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43018
Share on
Title: | As pesquisas científicas em Educomunicação: uma análise dos artigos de um E-book da ABPEDUCOM e da Revista Comunicação e Educação. |
Authors: | NASCIMENTO, Aline Mayara Viana do |
Keywords: | Publicações científicas; Comunicação; Educação; Comunicação e educação - Pesquisa |
Issue Date: | 12-Dec-2020 |
Citation: | NASCIMENTO, Aline Mayara Viana do. As pesquisas científicas em Educomunicação: uma análise dos artigos de um E-book da ABPEDUCOM e da Revista Comunicação e Educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | O surgimento da área da Educomunicação é recente se compararmos com outras áreas correlatas, tendo seu início a partir dos trabalhos do educador Paulo Freire e do comunicador Mário Kaplún. Desta forma, era importante investigar como a área vem se comportando no que se refere às suas publicações científicas. Por este motivo, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar publicações científicas atuais na área da Educomunicação, tendo em vista as temáticas abordadas, os resumos ou as introduções das obras e as metodologias, para o entendimento do nível de abrangência da área e de sua importância no contexto brasileiro. Como corpora de pesquisa foram selecionadas as publicações brasileiras voltadas à Educomunicação da Revista Comunicação & Educação, do Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Este trabalho se realizou a partir de pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas e quantitativas. Quanto às exposições dos resultados, foram realizadas numa perspectiva explicativa, uma vez que foram feitas as análises e depois as classificações dos dados em categorias, representadas a partir de quadros para as temáticas e os objetivos e em gráfico para as metodologias. A partir dos dados e a quantidade de ocorrências das temáticas em ambas corpora, verificou-se que há uma tendência, no E-book e na Revista, de contemplar Estudos sobre práticas educomunicativas, o que evidencia a preocupação em estudar tais práticas considerando os estudos da área da Educomunicação. A questão epistemológica se destaca em detrimento das outras abordagens. No entanto, verificou-se que a quantidade de temáticas diversas confere à área de Educomunicação uma expansão, uma riqueza de abordagens e um caráter interdisciplinar com outras áreas, além da Comunicação e da Educação. Sobre os objetivos, foi possível notar que alguns apresentavam semelhanças em relação ao objeto de pesquisa, ao público-alvo, às ações realizadas ou a quem realizou as ações. Percebeu-se que os objetivos se apresentam com ações diversas, envolvendo atitudes propriamente científicas, utilizando-se os verbos mais tradicionais, como identificar, observar, refletir, interpretar. Porém, outros verbos são usados com intuito de influenciar ou obter algum tipo de retorno do interlocutor da ação: formar, apresentar, relatar, capacitar, divulgar, aplicar. Quanto à metodologia, os gráficos mostram que alguns tipos de metodologia foram comuns às duas obras: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, pesquisa de campo, pesquisa etnográfica e estudo de caso. No entanto, também outras metodologias foram contempladas em ambas as obras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43018 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Aline Mayara Viana do.pdf | 461,45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License