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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43018

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Cristina Barbosa da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Aline Mayara Viana do-
dc.date.accessioned2022-02-24T19:15:30Z-
dc.date.available2022-02-24T19:15:30Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.date.submitted2022-02-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Aline Mayara Viana do. As pesquisas científicas em Educomunicação: uma análise dos artigos de um E-book da ABPEDUCOM e da Revista Comunicação e Educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43018-
dc.description.abstractO surgimento da área da Educomunicação é recente se compararmos com outras áreas correlatas, tendo seu início a partir dos trabalhos do educador Paulo Freire e do comunicador Mário Kaplún. Desta forma, era importante investigar como a área vem se comportando no que se refere às suas publicações científicas. Por este motivo, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar publicações científicas atuais na área da Educomunicação, tendo em vista as temáticas abordadas, os resumos ou as introduções das obras e as metodologias, para o entendimento do nível de abrangência da área e de sua importância no contexto brasileiro. Como corpora de pesquisa foram selecionadas as publicações brasileiras voltadas à Educomunicação da Revista Comunicação & Educação, do Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Este trabalho se realizou a partir de pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas e quantitativas. Quanto às exposições dos resultados, foram realizadas numa perspectiva explicativa, uma vez que foram feitas as análises e depois as classificações dos dados em categorias, representadas a partir de quadros para as temáticas e os objetivos e em gráfico para as metodologias. A partir dos dados e a quantidade de ocorrências das temáticas em ambas corpora, verificou-se que há uma tendência, no E-book e na Revista, de contemplar Estudos sobre práticas educomunicativas, o que evidencia a preocupação em estudar tais práticas considerando os estudos da área da Educomunicação. A questão epistemológica se destaca em detrimento das outras abordagens. No entanto, verificou-se que a quantidade de temáticas diversas confere à área de Educomunicação uma expansão, uma riqueza de abordagens e um caráter interdisciplinar com outras áreas, além da Comunicação e da Educação. Sobre os objetivos, foi possível notar que alguns apresentavam semelhanças em relação ao objeto de pesquisa, ao público-alvo, às ações realizadas ou a quem realizou as ações. Percebeu-se que os objetivos se apresentam com ações diversas, envolvendo atitudes propriamente científicas, utilizando-se os verbos mais tradicionais, como identificar, observar, refletir, interpretar. Porém, outros verbos são usados com intuito de influenciar ou obter algum tipo de retorno do interlocutor da ação: formar, apresentar, relatar, capacitar, divulgar, aplicar. Quanto à metodologia, os gráficos mostram que alguns tipos de metodologia foram comuns às duas obras: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa ação, pesquisa de campo, pesquisa etnográfica e estudo de caso. No entanto, também outras metodologias foram contempladas em ambas as obras.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e educação - Pesquisapt_BR
dc.titleAs pesquisas científicas em Educomunicação: uma análise dos artigos de um E-book da ABPEDUCOM e da Revista Comunicação e Educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6413904009987350pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2790603219671193pt_BR
dc.description.abstractxThe emergence of the area of Educommunication is recent if we compare it with other related areas, starting from the work of educator Paulo Freire and communicator Mário Kaplún.Thus, it was important to investigate how the area has been behaving with regard to its Scientific publications. For this reason, this research had as main objective to analyze current scientific publications in the area of Educommunication, in view of the topics covered, the abstracts or introductions of works and methodologies, for understanding the level of coverage the area and its importance in the Brazilian context. As a research corporation, the following Brazilian publications focused on Educommunication from Revista Comunicação & Educação, from Department of Communications and Arts, School of Communications and Arts (ECA), University of São Paulo (USP) and the Brazilian Association of Researchers and Professionals in Educommunication (ABPEducom). This work was carried out through bibliographic research, with approaches qualitative and quantitative. As for the exposure of the results, they were put in a perspective explanatory, since the analyzes were carried out and then the data classifications in categories, being exposed from tables for the themes and objectives and in graphs for the methodologies. From the data and the number of occurrences of the themes in both corpora, it was found that there is a tendency, in the E-book and in the Magazine, to contemplate Studies on educommunicative, which shows the concern to study such practices considering the theories of Educommunication area. The epistemological question stands out at the expense of other approaches. However, it was found that the number of different themes gives the area of Educommunication expansion and a wealth of approaches and an interdisciplinary character with other areas, in addition to Communication and Education. Regarding the objectives, it was possible to note that some similarities in relation to the object of research, the target audience, the actions carried out or to whom performed the actions. It was noticed that the objectives are presented with different actions, involving properly scientific attitudes, using the most traditional verbs, such as identifying, observe, reflect, observe, interpret. However, other verbs are used for different purposes to influence or obtain feedback from the interlocutor of the action: training, presenting, reporting, training, disseminating, to apply. As for the methodology, the graphs show that some types of methodology were common to the two works: documentary research, bibliographic research, action research, field research, research ethnographic and case study.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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