Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015
Share on
Title: | Limites e possibilidades para uma educação matemática antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM. |
Authors: | NASCIMENTO, Letícia da Silva |
Keywords: | Educação Matemática; Lei 10.639/03; XIII ENEM; Racismo |
Issue Date: | 14-Oct-2021 |
Citation: | NASCIMENTO, Letícia da Silva. Limites e Possibilidades Para Uma Educação Matemática Antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo investigar limites e possibilidades para se pensar em uma Educação Matemática na perspectiva antirracista, a partir da análise dos anais do XIII ENEM, com enfoque na importância da Lei 10.639/03 e demais avanços normativos no Brasil, tendo em vista a reprodução e perpetuação do racismo no contexto escolar. Tratando-se de uma pesquisa em que a metodologia escolhida e apropriada para a triagem de dados foi a de pesquisa bibliográfica, classificando-se como do tipo Estado do Conhecimento, por seu caráter exploratório e bibliográfico. A XIII edição do ENEM foi realizada em 2019, 16 anos após a sanção da Lei 10.639 e, das centenas de trabalhos publicados em seus anais, encontramos 12 que se enquadram dentro do recorte deste estudo. As análises foram feitas mediante a categorização dos trabalhos e dos eixos temáticos. Ao analisarmos as pesquisas selecionadas pôde-se perceber a predominância do eixo temático “Etnomatemática” e discuti-la enquanto agenda matemática decolonial. Foi feita uma síntese dos 12 trabalhos identificados e no que tange à perspectiva de uma Educação Matemática Antirracista, foi possível perceber e destacar que os jogos de origem africana, especialmente a mancala, constituem-se como grandes propulsores na construção de uma identidade de valorização à cultura africana, bem como destacou-se a ausência de estudos que discutissem a importância e necessidade do estudo das relações étnico-raciais na formação inicial dos professores de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 837,97 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License