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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Letícia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:00:08Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:00:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-25 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Letícia da Silva. Limites e Possibilidades Para Uma Educação Matemática Antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo investigar limites e possibilidades para se pensar em uma Educação Matemática na perspectiva antirracista, a partir da análise dos anais do XIII ENEM, com enfoque na importância da Lei 10.639/03 e demais avanços normativos no Brasil, tendo em vista a reprodução e perpetuação do racismo no contexto escolar. Tratando-se de uma pesquisa em que a metodologia escolhida e apropriada para a triagem de dados foi a de pesquisa bibliográfica, classificando-se como do tipo Estado do Conhecimento, por seu caráter exploratório e bibliográfico. A XIII edição do ENEM foi realizada em 2019, 16 anos após a sanção da Lei 10.639 e, das centenas de trabalhos publicados em seus anais, encontramos 12 que se enquadram dentro do recorte deste estudo. As análises foram feitas mediante a categorização dos trabalhos e dos eixos temáticos. Ao analisarmos as pesquisas selecionadas pôde-se perceber a predominância do eixo temático “Etnomatemática” e discuti-la enquanto agenda matemática decolonial. Foi feita uma síntese dos 12 trabalhos identificados e no que tange à perspectiva de uma Educação Matemática Antirracista, foi possível perceber e destacar que os jogos de origem africana, especialmente a mancala, constituem-se como grandes propulsores na construção de uma identidade de valorização à cultura africana, bem como destacou-se a ausência de estudos que discutissem a importância e necessidade do estudo das relações étnico-raciais na formação inicial dos professores de matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | XIII ENEM | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades para uma educação matemática antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3153465342623386 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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