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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Letícia da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:00:08Z-
dc.date.available2022-02-24T18:00:08Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.date.submitted2022-01-25-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Letícia da Silva. Limites e Possibilidades Para Uma Educação Matemática Antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43015-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar limites e possibilidades para se pensar em uma Educação Matemática na perspectiva antirracista, a partir da análise dos anais do XIII ENEM, com enfoque na importância da Lei 10.639/03 e demais avanços normativos no Brasil, tendo em vista a reprodução e perpetuação do racismo no contexto escolar. Tratando-se de uma pesquisa em que a metodologia escolhida e apropriada para a triagem de dados foi a de pesquisa bibliográfica, classificando-se como do tipo Estado do Conhecimento, por seu caráter exploratório e bibliográfico. A XIII edição do ENEM foi realizada em 2019, 16 anos após a sanção da Lei 10.639 e, das centenas de trabalhos publicados em seus anais, encontramos 12 que se enquadram dentro do recorte deste estudo. As análises foram feitas mediante a categorização dos trabalhos e dos eixos temáticos. Ao analisarmos as pesquisas selecionadas pôde-se perceber a predominância do eixo temático “Etnomatemática” e discuti-la enquanto agenda matemática decolonial. Foi feita uma síntese dos 12 trabalhos identificados e no que tange à perspectiva de uma Educação Matemática Antirracista, foi possível perceber e destacar que os jogos de origem africana, especialmente a mancala, constituem-se como grandes propulsores na construção de uma identidade de valorização à cultura africana, bem como destacou-se a ausência de estudos que discutissem a importância e necessidade do estudo das relações étnico-raciais na formação inicial dos professores de matemática.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectXIII ENEMpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleLimites e possibilidades para uma educação matemática antirracista: uma análise dos anais do XIII ENEM.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3153465342623386pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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