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Título : O uso da cultura do barro como proposta didática para ensinar o conteúdo de materiais sólidos na disciplina da química inorgânica.
Autor : PEREIRA, Sidmar Santos
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Química inorgânica; Argila
Fecha de publicación : 21-ago-2018
Citación : PEREIRA, Sidmar Santos. O uso da cultura do barro como proposta didática para ensinar o conteúdo de materiais sólidos na disciplina da química inorgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : O ensino vem sendo desenvolvido sobre o constante interesse de auxiliar as práticas e as abordagens dos conteúdos nos espaços educacionais, onde a inter-relação dos conhecimentos científico e popular deva estar continuamente ligada à aprendizagem dos conteúdos didáticos. Desde modo, a contextualização possibilita ao ensino, por meio de recursos do meio social e cultural, suporte metodológico nas abordagens e explorações dos conceitos científicos. Assim, a mesma é vista como ferramenta facilitadora da construção da aprendizagem, e como isto, o ensino mais contextualizado tem a função de promover a compreensão dos conteúdos e melhorias das práticas utilizadas pelos profissionais, que muitas vezes, não relacionam o ensino da ciência com a vivência dos estudantes, de forma que os conceitos estudados, as vezes, são simplesmente memorizados. O uso de ações socioculturais como a cultura, a dança, a arte, pode tornar o conhecimento mais significativo. Desta maneira, o presente trabalho é demarcado por um estudo voltado para uma proposta didática que poderia ser utilizada no Componente Curricular da Química Inorgânica I, do curso de Química-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Assim tivemos como objetivo promover o uso da contextualização por meio da influência da cultura nordestina do barro centrada na cidade de caruaru-PE, para apresentar o conteúdo de materiais sólidos, através da produção de materiais cerâmicos decorrente da argila, matéria-prima dos bonecos e utensílios feitos pelos artesões. Em continuidade aos estudos dos sólidos, adentramos para a compreensão da química dos minerais argilosinosos (argila), e suas estruturas. Os dados foram obtidos a partir das análises das respostas do questionário aplicado aos alunos do curso de Química-Licenciatura/CAA do 4º, 6º e 8º períodos. Nos resultados foi observado que os discentes relatam o conceito de sólido voltado a concepções tradicionais do conceito estudado no ensino médio. Foi verificado ainda que a proposta didática obteve bastante aceitação pelos discentes que gostaram da ideia de trabalhar o conceito de sólido a partir da cultura do barro. Diante do exposto, as análises do questionário deram respaldo à elaboração dessa proposta didática composta por quatro planos de aulas, nos quais tem como proposito ensinar o conteúdo sobre materiais sólidos e estruturas químicas presente na composição da argila, apresentada por meio da cultura e confecções dos bonecos de barro como formar de contextualização.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43009
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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