Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43009
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEDROSA, Gilmara Gonzaga | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Sidmar Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T11:47:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T11:47:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Sidmar Santos. O uso da cultura do barro como proposta didática para ensinar o conteúdo de materiais sólidos na disciplina da química inorgânica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43009 | - |
dc.description.abstract | O ensino vem sendo desenvolvido sobre o constante interesse de auxiliar as práticas e as abordagens dos conteúdos nos espaços educacionais, onde a inter-relação dos conhecimentos científico e popular deva estar continuamente ligada à aprendizagem dos conteúdos didáticos. Desde modo, a contextualização possibilita ao ensino, por meio de recursos do meio social e cultural, suporte metodológico nas abordagens e explorações dos conceitos científicos. Assim, a mesma é vista como ferramenta facilitadora da construção da aprendizagem, e como isto, o ensino mais contextualizado tem a função de promover a compreensão dos conteúdos e melhorias das práticas utilizadas pelos profissionais, que muitas vezes, não relacionam o ensino da ciência com a vivência dos estudantes, de forma que os conceitos estudados, as vezes, são simplesmente memorizados. O uso de ações socioculturais como a cultura, a dança, a arte, pode tornar o conhecimento mais significativo. Desta maneira, o presente trabalho é demarcado por um estudo voltado para uma proposta didática que poderia ser utilizada no Componente Curricular da Química Inorgânica I, do curso de Química-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Assim tivemos como objetivo promover o uso da contextualização por meio da influência da cultura nordestina do barro centrada na cidade de caruaru-PE, para apresentar o conteúdo de materiais sólidos, através da produção de materiais cerâmicos decorrente da argila, matéria-prima dos bonecos e utensílios feitos pelos artesões. Em continuidade aos estudos dos sólidos, adentramos para a compreensão da química dos minerais argilosinosos (argila), e suas estruturas. Os dados foram obtidos a partir das análises das respostas do questionário aplicado aos alunos do curso de Química-Licenciatura/CAA do 4º, 6º e 8º períodos. Nos resultados foi observado que os discentes relatam o conceito de sólido voltado a concepções tradicionais do conceito estudado no ensino médio. Foi verificado ainda que a proposta didática obteve bastante aceitação pelos discentes que gostaram da ideia de trabalhar o conceito de sólido a partir da cultura do barro. Diante do exposto, as análises do questionário deram respaldo à elaboração dessa proposta didática composta por quatro planos de aulas, nos quais tem como proposito ensinar o conteúdo sobre materiais sólidos e estruturas químicas presente na composição da argila, apresentada por meio da cultura e confecções dos bonecos de barro como formar de contextualização. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química inorgânica | pt_BR |
dc.subject | Argila | pt_BR |
dc.title | O uso da cultura do barro como proposta didática para ensinar o conteúdo de materiais sólidos na disciplina da química inorgânica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6230536191485384 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0828599421701934 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching has been developed on the constant interest of assisting the practices and approaches of contents in educational spaces, where the interrelation of scientific and popular knowledge must be continuously linked to the learning of didactic contents. Thus, contextualization makes it possible to teach, through resources of the social and cultural environment, methodological support in the approaches and explorations of scientific concepts. Thus, it is seen as a facilitating tool for the construction of learning, and as such, the more contextualized teaching has the function of promoting the understanding of the contents and improvements of the practices used by the professionals, who often do not relate the teaching of science with the students' experience, so that the concepts studied are sometimes simply memorized. The use of sociocultural actions such as culture, dance, art, can make knowledge more meaningful. In this way, the present work is demarcated by a study aimed at a didactic proposal that could be used in the Curricular Component of Inorganic Chemistry I, of the Chemistry-Licenciatura course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).Thus, we aimed to promote the use of contextualization through the influence of the northeastern clay culture centered in the city of caruaru-PE, to present the content of solid materials, through the production of ceramic materials derived from clay, the raw material of dolls and utensils made by artisans. In continuity to the studies of solids, we enter to the understanding of the chemistry of clay minerals (clay), and their structures. The data were obtained from the analysis of the answers of the questionnaire applied to the students of the Chemistry-Licenciatura / CAA course of the 4th, 6th and 8th periods. In the results, it was observed that the students report the concept of a solid concept of the concept studied in high school. It was also verified that the didactic proposal got a lot of acceptance by the students who liked the idea of working the concept of solid from the clay culture. In view of the above, the analysis of the questionnaire gave support to the elaboration of this didactic proposal composed of four lesson plans, in which it is intended to teach the content about solid materials and chemical structures present in the composition of the clay, presented through the culture and confections of the clay dolls how to form contextualization. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Sidmar Santos.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons