Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43006

Compartilhe esta página

Título: As pesquisas de satisfação do usuário repercutem na efetivação das políticas públicas de saúde? : um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)
Autor(es): LEMOS, Lúcia de Souza
Palavras-chave: Política pública; Controle social; Pesquisa de satisfação; Transparência ativa; Ouvidorias
Data do documento: 1-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEMOS, Lúcia de Souza. As pesquisas de satisfação do usuário repercutem na efetivação das políticas públicas de saúde? : um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta obra tem por objetivo saber se as Pesquisas de Satisfação do Usuário (PSU) são ferramentas utilizadas na efetivação das políticas públicas de saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Busca-se investigar em que medida os gestores do referido serviço público de saúde utilizam os resultados destas pesquisas, de forma concreta, no momento da instituição dos seus atos normativos. Para tanto, este estudo reuniu os dados das PSU, desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), entre os anos de 2015 e 2019. Os temas abordados nas PSU foram utilizados como guia na busca de vínculo entre eles e o conjunto dos atos normativos emitidos pela instituição, no mesmo período, extrapolando para o semestre imediatamente posterior à última PSU. Encontrar o reflexo da voz dos usuários do hospital no repertório das deliberações oficiais dos gestores simbolizaria uma atitude de deferêcia à participação cidadã. Como método de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, pautado em abordagem quantitativa. No desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além dos dados secundários anteriormente citados. Os resultados sugerem que o uso das PSU, no que tange aos atos oficiais publicados, não é de praxe na consideração das decisões dos gestores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lúcia de Souza Lemos.pdf751,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons