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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Leon Victor de Queiroz-
dc.contributor.authorLEMOS, Lúcia de Souza-
dc.date.accessioned2022-02-23T19:58:27Z-
dc.date.available2022-02-23T19:58:27Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationLEMOS, Lúcia de Souza. As pesquisas de satisfação do usuário repercutem na efetivação das políticas públicas de saúde? : um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43006-
dc.description.abstractEsta obra tem por objetivo saber se as Pesquisas de Satisfação do Usuário (PSU) são ferramentas utilizadas na efetivação das políticas públicas de saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Busca-se investigar em que medida os gestores do referido serviço público de saúde utilizam os resultados destas pesquisas, de forma concreta, no momento da instituição dos seus atos normativos. Para tanto, este estudo reuniu os dados das PSU, desenvolvidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), entre os anos de 2015 e 2019. Os temas abordados nas PSU foram utilizados como guia na busca de vínculo entre eles e o conjunto dos atos normativos emitidos pela instituição, no mesmo período, extrapolando para o semestre imediatamente posterior à última PSU. Encontrar o reflexo da voz dos usuários do hospital no repertório das deliberações oficiais dos gestores simbolizaria uma atitude de deferêcia à participação cidadã. Como método de pesquisa, foi desenvolvido um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, pautado em abordagem quantitativa. No desenvolvimento do trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além dos dados secundários anteriormente citados. Os resultados sugerem que o uso das PSU, no que tange aos atos oficiais publicados, não é de praxe na consideração das decisões dos gestores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectPesquisa de satisfaçãopt_BR
dc.subjectTransparência ativapt_BR
dc.subjectOuvidoriaspt_BR
dc.titleAs pesquisas de satisfação do usuário repercutem na efetivação das políticas públicas de saúde? : um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9737476559646097pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4629969138485769pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to know if the User Satisfaction Surveys (USP) are tools used in the implementation of public health policies of the Hospital das Clínicas of the Federal University of Pernambuco (HC-UFPE). It seeks to investigate the extent to which the managers of this public health service use the results of these studies, in a concrete way, at the time of the establishment of their normative acts. To this end, this study gathered data from the USPs, developed at the Hospital das Clínicas of the Federal University of Pernambuco (HC-UFPE), between 2015 and 2019. The themes addressed in the USP were used as a guide in the search for a link between them and the set of normative acts issued by the institution in the same period, extrapolating to the semester immediately after the last USP. Finding the reflection of the voice of hospital users in the repertoire of the official deliberations of managers would symbolize an attitude of deference to citizen participation. As a research method, a case study of exploratory and descriptive character was developed, based on a quantitative approach. In the development of the work, bibliographic and documentary research was carried out, in addition to the secondary data previously mentioned. The results suggest that the use of USP, with regard to official acts published, is not common in the consideration of managers' decisions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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