Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978

Compartilhe esta página

Título: Leitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação.
Autor(es): SILVA, Italo Luis Maximiano da
Palavras-chave: Educação; Animações; Infância
Data do documento: 23-Dez-2021
Citação: SILVA, Italo Luis. Leitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação. 2022. Trabaho de conclusão de curso graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021
Abstract: A presente pesquisa argumenta sobre como os filmes de animação da Disney contribuem para a educação na infância através da leitura de imagem. Buscamos entender como as imagens contidas nestas películas podem influenciar na construção da imaginação crítica tanto em infantis quanto em adultos partindo da premissa que na maioria das vezes estes filmes são utilizados apenas para fins de entretenimento. Seguimos por uma abordagem qualitativa onde analisamos três filmes do estúdio levando em consideração a abordagem de leitura gestáltica, semiótica, iconográfica e estética de Analice Dutra Pillar, coletamos os dados contidos nos filmes e elencamos como podem ser usados tanto em sala de aula quanto em casa, por pais e educadores. Os resultados apontam que os filmes trazem contribuições culturais, sociais e de gênero, entre outros, para um desenvolvimento melhor no que tange o autoconhecimento na infância, desta forma aliando arte e educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAXIMIANO ATENA 2.pdf312,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons