Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Fernando Antonio Gonçalves de Azevedo-
dc.contributor.authorSILVA, Italo Luis Maximiano da-
dc.date.accessioned2022-02-23T12:15:15Z-
dc.date.available2022-02-23T12:15:15Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.date.submitted2021-12-23-
dc.identifier.citationSILVA, Italo Luis. Leitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação. 2022. Trabaho de conclusão de curso graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42978-
dc.description.abstractA presente pesquisa argumenta sobre como os filmes de animação da Disney contribuem para a educação na infância através da leitura de imagem. Buscamos entender como as imagens contidas nestas películas podem influenciar na construção da imaginação crítica tanto em infantis quanto em adultos partindo da premissa que na maioria das vezes estes filmes são utilizados apenas para fins de entretenimento. Seguimos por uma abordagem qualitativa onde analisamos três filmes do estúdio levando em consideração a abordagem de leitura gestáltica, semiótica, iconográfica e estética de Analice Dutra Pillar, coletamos os dados contidos nos filmes e elencamos como podem ser usados tanto em sala de aula quanto em casa, por pais e educadores. Os resultados apontam que os filmes trazem contribuições culturais, sociais e de gênero, entre outros, para um desenvolvimento melhor no que tange o autoconhecimento na infância, desta forma aliando arte e educação.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnimaçõespt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleLeitura de imagem na infância: contribuições das animações Disney para a educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7741336632773319pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665135954352936pt_BR
dc.description.abstractxThe present research argues about how Disney animated films contribute to childhood education through image reading. We seek to understand how the images contained in these films can influence the construction of critical imagination in both children and adults, based on the premise that most of the time these films are used only for entertainment purposes. We followed a qualitative approach where we analyzed three films from the studio taking into account the gestalt, semiotic, iconographic and aesthetic approach of Analice Dutra Pillar, we collected the data contained in the films and listed how they can be used both in the classroom and at home, by parents and educators. The results show that the films bring cultural, social and gender contributions, among others, for a better development regarding self-knowledge in childhood, thus combining art and education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAXIMIANO ATENA 2.pdf312,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons