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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42959
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Título: | Imaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em diferentes fases do desenvolvimento humano: um estudo experimental. |
Autor(es): | MELO, Anny Margarett Fernandes de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Átomos - Modelos; Imaginação |
Data do documento: | 20-Dez-2018 |
Citação: | MELO, Anny Margarett Fernandes de. Imaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em diferentes fases do desenvolvimento humano: um estudo experimental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Este trabalho é de natureza qualitativa, experimental e exploratória, e teve como objetivo descrever o papel da imaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em participantes com diferentes perfis, dos Ensinos Fundamental e Superior. A pesquisa enfocou, mais precisamente, no papel da imaginação na generalização/abstração e implausibilidade, relacionando a construção de significados a partir do processo de modelagem e a verificação de cada perfil de estudante. Para isso, tomamos como base a aprendizagem, com foco na formação de conceitos e a construção de significados, aliando isso à imaginação na perspectiva de que os alunos pudessem sair do concreto para o abstrato. Comparamos como a aprendizagem se deu em cada um dos perfis. A metodologia aplicada consistiu na realização de três intervenções experimentais, desenvolvidas separadamente, com cada um dos grupos. Ao final das intervenções, destacamos diferentes níveis de abstração em cada um deles. Todos os encontros das intervenções foram registrados em áudio e vídeo e posteriormente transcritos para análise. A partir dos dados analisados, identificamos que os estudantes de ambos os grupos conseguiram realizar tanto a abstração/generalização, como também a construção de conceitos implausíveis em níveis diferentes, como também a ação do nível de desenvolvimento potencial. Porém, observamos que os estudantes de ensino básico possuíram maior desempenho no que diz respeito a abstração conceitual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42959 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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