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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42959

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dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Rátis Tenório da-
dc.contributor.authorMELO, Anny Margarett Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-02-22T11:33:30Z-
dc.date.available2022-02-22T11:33:30Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2022-02-21-
dc.identifier.citationMELO, Anny Margarett Fernandes de. Imaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em diferentes fases do desenvolvimento humano: um estudo experimental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42959-
dc.description.abstractEste trabalho é de natureza qualitativa, experimental e exploratória, e teve como objetivo descrever o papel da imaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em participantes com diferentes perfis, dos Ensinos Fundamental e Superior. A pesquisa enfocou, mais precisamente, no papel da imaginação na generalização/abstração e implausibilidade, relacionando a construção de significados a partir do processo de modelagem e a verificação de cada perfil de estudante. Para isso, tomamos como base a aprendizagem, com foco na formação de conceitos e a construção de significados, aliando isso à imaginação na perspectiva de que os alunos pudessem sair do concreto para o abstrato. Comparamos como a aprendizagem se deu em cada um dos perfis. A metodologia aplicada consistiu na realização de três intervenções experimentais, desenvolvidas separadamente, com cada um dos grupos. Ao final das intervenções, destacamos diferentes níveis de abstração em cada um deles. Todos os encontros das intervenções foram registrados em áudio e vídeo e posteriormente transcritos para análise. A partir dos dados analisados, identificamos que os estudantes de ambos os grupos conseguiram realizar tanto a abstração/generalização, como também a construção de conceitos implausíveis em níveis diferentes, como também a ação do nível de desenvolvimento potencial. Porém, observamos que os estudantes de ensino básico possuíram maior desempenho no que diz respeito a abstração conceitual.pt_BR
dc.format.extent88pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.titleImaginação no processo de modelagem para o conceito de átomo em diferentes fases do desenvolvimento humano: um estudo experimental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1125820645870685pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThis work has a qualitative, experimental and exploratory nature, and its objective was to describe the role of imagination in the modeling process for the atom concept in participants with different profiles of Elementary and Higher Education. The research focused more precisely on the role of imagination in generalization / abstraction and implausibility, relating the construction of meanings from the modeling process and the verification of each student profile. For this, we take as a base learning, focusing on the formation of concepts and the construction of meanings, combining this to the imagination in the perspective that the students could leave the concrete to the abstract. We compared how learning took place in each of the profiles. The applied methodology consisted in the accomplishment of three experimental interventions, developed separately, with each one of the groups. At the end of the interventions, we highlight different levels of abstraction in each of them. All the meetings of the interventions were recorded in audio and video and later transcribed for analysis. From the analyzed data, we identified that the students of both groups were able to perform both the abstraction / generalization, as well as the construction of implausible concepts at different levels, as well as the action of the level of potential development. However, we observed that elementary school students performed better in terms of conceptual abstraction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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