Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42935
Compartilhe esta página
Título: | O uso de vídeos didáticos como estratégia para superação de erros na aprendizagem do conteúdo “Equação do 1º Grau.” |
Autor(es): | MELO, Mateus Rodrigues |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Didática; Equações; Estratégias de aprendizagem; Recursos audiovisuais |
Data do documento: | 6-Mai-2021 |
Citação: | MELO, Mateus Rodrigues. O uso de vídeos didáticos como estratégia para superação de erros na aprendizagem do conteúdo “Equação do 1º Grau.” 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Em meio ao caos causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais tiveram que dar espaço às aulas virtuais, uma mudança que poderá contribuir para novos olhares da educação à tecnologia, embora seja imaginável a dificuldade de muitos professores nessa inserção a meios digitais, que muitas vezes são desconhecidos pelos mesmos. Nesse sentido, considerando o contexto atual de aulas e atividades virtuais, buscamos com esta pesquisa conhecer o potencial da utilização de vídeos didáticos como estratégia de superação de erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem do conteúdo Equação do 1º grau, pois reconhecemos as diversas concepções do erro e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa teórica, na qual analisamos o estudo de Ponte, Branco e Matos (2009) a fim de observar os principais erros que os alunos cometem ao resolver problemas do conteúdo Equação do 1º grau, para assim propor intervenções didáticas por meio de vídeos, tendo como base teórica o Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), descrito por Torre (2007), que categoriza os erros e também propõe, por meio dessa, o tratamento didático para o erro. Assim, criamos duas estratégias didáticas para o tratamento didático de dois desses principais erros destacados por Ponte, Branco e Matos (2009). Para uma delas, criamos dois vídeos contendo erros, que foram utilizados como instrumentos para a realização da estratégia adotada. Para a outra, utilizamos videoaulas já disponíveis na plataforma YouTube. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42935 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Mateus Rodrigues.pdf | 930,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons