Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42935

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorMELO, Mateus Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-02-18T23:11:08Z-
dc.date.available2022-02-18T23:11:08Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.date.submitted2022-02-18-
dc.identifier.citationMELO, Mateus Rodrigues. O uso de vídeos didáticos como estratégia para superação de erros na aprendizagem do conteúdo “Equação do 1º Grau.” 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42935-
dc.description.abstractEm meio ao caos causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais tiveram que dar espaço às aulas virtuais, uma mudança que poderá contribuir para novos olhares da educação à tecnologia, embora seja imaginável a dificuldade de muitos professores nessa inserção a meios digitais, que muitas vezes são desconhecidos pelos mesmos. Nesse sentido, considerando o contexto atual de aulas e atividades virtuais, buscamos com esta pesquisa conhecer o potencial da utilização de vídeos didáticos como estratégia de superação de erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem do conteúdo Equação do 1º grau, pois reconhecemos as diversas concepções do erro e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa teórica, na qual analisamos o estudo de Ponte, Branco e Matos (2009) a fim de observar os principais erros que os alunos cometem ao resolver problemas do conteúdo Equação do 1º grau, para assim propor intervenções didáticas por meio de vídeos, tendo como base teórica o Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), descrito por Torre (2007), que categoriza os erros e também propõe, por meio dessa, o tratamento didático para o erro. Assim, criamos duas estratégias didáticas para o tratamento didático de dois desses principais erros destacados por Ponte, Branco e Matos (2009). Para uma delas, criamos dois vídeos contendo erros, que foram utilizados como instrumentos para a realização da estratégia adotada. Para a outra, utilizamos videoaulas já disponíveis na plataforma YouTube.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleO uso de vídeos didáticos como estratégia para superação de erros na aprendizagem do conteúdo “Equação do 1º Grau.”pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5295215288562411pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxAmidst the chaos caused by the pandemic of the new coronavirus (Covid-19), in-person classes had to give way to virtual classes, a change that could contribute to new perspectives from education to technology, although the difficulty of many teachers in this insertion is imaginable. to digital media, which are often unknown to them. In this sense, considering the current context of virtual classes and activities, we sought with this research to know the potential of using didactic videos as a strategy to overcome errors that occur during the learning process of the Equation of 1st degree content, as we recognize the different conceptions error and its contribution to the teaching-learning process. For this, we carried out a qualitative theoretical research, in which we analyzed the study by Ponte, Branco and Matos (2009) in order to observe the main mistakes that students make when solving problems of the 1st degree Equation content, in order to propose interventions didactic through videos, having as theoretical basis the Model of Didactic Analysis of Error (MADE), described by Torre (2007), which categorizes errors and also proposes, through this, the didactic treatment of errors. Thus, we created two didactic strategies for the didactic treatment of two of these main errors highlighted by Ponte, Branco and Matos (2009). For one of them, we created two videos containing errors, which were used as instruments to carry out the adopted strategy. For the other, we use video lessons already available on the YouTube platform.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Mateus Rodrigues.pdf930,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons