Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42918

Compartilhe esta página

Título: Contribuições do podcasting como recurso estimulador para o ensino e aprendizagem de química através de uma abordagem CTSA sobre o descarte de efluentes têxteis.
Autor(es): LIRA, José Aneilson Sales
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Tecnologia da informação; Podcasting; Resíduos industriais - Tratamento
Data do documento: 12-Jul-2018
Citação: LIRA, José Aneilson Sales. Contribuições do podcasting como recurso estimulador para o ensino e aprendizagem de química através de uma abordagem CTSA sobre o descarte de efluentes têxteis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como foco a utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para o Ensino de Química, especificamente o uso do podcasting como recurso estimulador do Ensino e Aprendizagem desta ciência, através de uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Com Isto, esta pesquisa teve por objetivo validar uma estratégia de uso de um podcasting produzido pelo autor, conscientizar os envolvidos nesta pesquisa sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos efluentes têxteis nas margens do Rio Ipojuca, no eixo que corta a cidade de Caruaru, localizada no agreste Pernambucano, além de identificar formas de tratamento para os efluentes têxteis. Esta se trata de uma pesquisa de qualitativa de cunho exploratório, que teve seus dados obtidos através de uma pesquisa ação. Para obtenção dos dados desta pesquisa, realizou-se uma oficina temática que teve duração de três dias, tendo como público 12 discentes do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Os mesmos foram obtidos a partir da análise das respostas dos questionários aplicados aos participantes da oficina; bem como através da categorização das propostas de tratamento dos efluentes têxteis, tendo a observação do áudio gravação da socialização destas propostas que ocorreu no último dia da oficina, como complemento para estas propostas. Os resultados obtidos apontam que houve uma grande aceitação ao uso do podcasting como um recurso estimulador do ensino e aprendizagem, bem como houve também a conscientização dos participantes a cerca do descarte de efluentes têxteis, permitindo que os participantes identificassem e propusessem métodos de tratamentos para a água do Rio Ipojuca.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42918
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, José Aneilson Sales.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons