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Título : Análise de recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de trigonometria : possibilidades e limites dos aplicativos sobre o ciclo trigonométrico.
Autor : ANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de
Palabras clave : Trigonometria; Ciclo Trigonométrico; Geogebra; Idoneidade Didática
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Citación : ANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de. ANÁLISE DE RECURSOS DO GEOGEBRA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: possibilidades e limites dos aplicativos sobre o Ciclo Trigonométrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021.
Resumen : Desde a participação no programa Residência Pedagógica com o desafio de trabalhar uma aula para licenciandos sobre trigonometria e com a participação na monitoria em uma disciplina da graduação que envolve tal conteúdo, percebemos a partir daí a prioridade que eram dadas aos cálculos, sem muita relação com recursos e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Bem como percebendo a dependência da tecnologia no período da pandemia do Covid-19, pensamos em realizar este trabalho a partir da seguinte pergunta: Quais aspectos são apresentados pelos materiais didáticos sobre ciclo trigonométrico disponíveis no geogebra? Sendo assim, objetivamos identificar quais são os indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional são apresentados em materiais didáticos disponíveis no site do geogebra sobre o ciclo trigonométrico. Após um levantamento de dados sobre os materiais, analisamos então sete aplicativos que trabalham o ciclo trigonométrico, baseado na teoria da idoneidade didática, com alguns indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional, buscando identificar nesses aplicativos quais desses indicadores eram priorizados. Esses aplicativos estão disponíveis no software geogebra e podem ser acessados por qualquer pessoa. Realizamos então uma pesquisa qualitativa, visando identificar o que é oferecido nesses aplicativos. De modo geral, percebemos que a maioria dos aplicativos não apresentavam informações de manipulação, exercícios que proporcionassem o aluno argumentar e manipular o material para identificar relações e solucionar tais exercícios, contudo, as definições informadas e a linguagem utilizada eram corretas e apropriadas e que apresentavam tópicos intradisciplinares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42905
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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