Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42905

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de-
dc.date.accessioned2022-02-17T21:04:06Z-
dc.date.available2022-02-17T21:04:06Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-02-05-
dc.identifier.citationANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de. ANÁLISE DE RECURSOS DO GEOGEBRA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: possibilidades e limites dos aplicativos sobre o Ciclo Trigonométrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42905-
dc.description.abstractDesde a participação no programa Residência Pedagógica com o desafio de trabalhar uma aula para licenciandos sobre trigonometria e com a participação na monitoria em uma disciplina da graduação que envolve tal conteúdo, percebemos a partir daí a prioridade que eram dadas aos cálculos, sem muita relação com recursos e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Bem como percebendo a dependência da tecnologia no período da pandemia do Covid-19, pensamos em realizar este trabalho a partir da seguinte pergunta: Quais aspectos são apresentados pelos materiais didáticos sobre ciclo trigonométrico disponíveis no geogebra? Sendo assim, objetivamos identificar quais são os indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional são apresentados em materiais didáticos disponíveis no site do geogebra sobre o ciclo trigonométrico. Após um levantamento de dados sobre os materiais, analisamos então sete aplicativos que trabalham o ciclo trigonométrico, baseado na teoria da idoneidade didática, com alguns indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional, buscando identificar nesses aplicativos quais desses indicadores eram priorizados. Esses aplicativos estão disponíveis no software geogebra e podem ser acessados por qualquer pessoa. Realizamos então uma pesquisa qualitativa, visando identificar o que é oferecido nesses aplicativos. De modo geral, percebemos que a maioria dos aplicativos não apresentavam informações de manipulação, exercícios que proporcionassem o aluno argumentar e manipular o material para identificar relações e solucionar tais exercícios, contudo, as definições informadas e a linguagem utilizada eram corretas e apropriadas e que apresentavam tópicos intradisciplinares.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectCiclo Trigonométricopt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectIdoneidade Didáticapt_BR
dc.titleAnálise de recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de trigonometria : possibilidades e limites dos aplicativos sobre o ciclo trigonométrico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0459377324234926pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxSince participating in the Pedagogical Residency program with the challenge of working a class for undergraduates on trigonometry and with participation in monitoring in na undergraduate discipline that involves such content, from there we realized the priority that was given to the calculations, without Much relation to resources and the difficulties presented by the students. As well as realizing the dependence of technology in the covid-19 pandemic period, we thought about doing this work from the following question: What aspects are presented by the teaching materials on trigonometric cycle available in the geogebra? Thus, we aim to identify which are the indicators of epidtemic, ecological and mediational facets are presented in teaching materials available on the geogebra website on the trigonometric cycle. After a survey of data on the materials, we then analyzed seven applications that work the trigonometric cycle, based on the theory of didactic suitability, with some indicators of epistemic, ecological and mediational facets, seeking to identify in these applications which of these indicators were prioritized. These applications are available in geogebra software and can be accessed by anyone. We then conducted a qualitative research, in order to identify what is offered in these applications. In general, we noticed that most applications did not have manipulation information, exercises that would provide the student to argue and manipulate the material to identify relationships and solve such exercises, however, the informed definitions and the language used were correct and appropriate and presented intradisciplinary topics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-9618-7655pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora Caroline Azevêdo de Andrade.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons