Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42905
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T21:04:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T21:04:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-05 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Débora Caroline Azevêdo de. ANÁLISE DE RECURSOS DO GEOGEBRA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA: possibilidades e limites dos aplicativos sobre o Ciclo Trigonométrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42905 | - |
dc.description.abstract | Desde a participação no programa Residência Pedagógica com o desafio de trabalhar uma aula para licenciandos sobre trigonometria e com a participação na monitoria em uma disciplina da graduação que envolve tal conteúdo, percebemos a partir daí a prioridade que eram dadas aos cálculos, sem muita relação com recursos e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Bem como percebendo a dependência da tecnologia no período da pandemia do Covid-19, pensamos em realizar este trabalho a partir da seguinte pergunta: Quais aspectos são apresentados pelos materiais didáticos sobre ciclo trigonométrico disponíveis no geogebra? Sendo assim, objetivamos identificar quais são os indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional são apresentados em materiais didáticos disponíveis no site do geogebra sobre o ciclo trigonométrico. Após um levantamento de dados sobre os materiais, analisamos então sete aplicativos que trabalham o ciclo trigonométrico, baseado na teoria da idoneidade didática, com alguns indicadores das facetas epistêmica, ecológica e mediacional, buscando identificar nesses aplicativos quais desses indicadores eram priorizados. Esses aplicativos estão disponíveis no software geogebra e podem ser acessados por qualquer pessoa. Realizamos então uma pesquisa qualitativa, visando identificar o que é oferecido nesses aplicativos. De modo geral, percebemos que a maioria dos aplicativos não apresentavam informações de manipulação, exercícios que proporcionassem o aluno argumentar e manipular o material para identificar relações e solucionar tais exercícios, contudo, as definições informadas e a linguagem utilizada eram corretas e apropriadas e que apresentavam tópicos intradisciplinares. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Ciclo Trigonométrico | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Idoneidade Didática | pt_BR |
dc.title | Análise de recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de trigonometria : possibilidades e limites dos aplicativos sobre o ciclo trigonométrico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0459377324234926 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since participating in the Pedagogical Residency program with the challenge of working a class for undergraduates on trigonometry and with participation in monitoring in na undergraduate discipline that involves such content, from there we realized the priority that was given to the calculations, without Much relation to resources and the difficulties presented by the students. As well as realizing the dependence of technology in the covid-19 pandemic period, we thought about doing this work from the following question: What aspects are presented by the teaching materials on trigonometric cycle available in the geogebra? Thus, we aim to identify which are the indicators of epidtemic, ecological and mediational facets are presented in teaching materials available on the geogebra website on the trigonometric cycle. After a survey of data on the materials, we then analyzed seven applications that work the trigonometric cycle, based on the theory of didactic suitability, with some indicators of epistemic, ecological and mediational facets, seeking to identify in these applications which of these indicators were prioritized. These applications are available in geogebra software and can be accessed by anyone. We then conducted a qualitative research, in order to identify what is offered in these applications. In general, we noticed that most applications did not have manipulation information, exercises that would provide the student to argue and manipulate the material to identify relationships and solve such exercises, however, the informed definitions and the language used were correct and appropriate and presented intradisciplinary topics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0001-9618-7655 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Débora Caroline Azevêdo de Andrade.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons