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Título: Devir docente: descrevendo algumas subjetivações de um grupo de discentes do curso de matemática - licenciatura.
Autor(es): SILVA, Wanessa Mayara da
Palavras-chave: Professores de matemática; Diferença (Filosofia); Subjetivação
Data do documento: 21-Mai-2019
Citação: SILVA, Wanessa Mayara da. Devir docente: descrevendo algumas subjetivações de um grupo de discentes do curso de matemática - licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: No Brasil, a profissão de professor vem sofrendo, cada vez mais, com a desvalorização profissional, além disso, enfrenta-se problemas, como o desinteresse dos alunos, falta de educação doméstica, salários precários, falta de alguns materiais nas escolas, dificuldade de envolvimento da família com a comunidade escolar, salas superlotadas, dentre outros. Digamos que estar professor é um desafio. Isto nos conduziu ao seguinte questionamento: O que leva uma pessoa ainda a desejar estar professor de matemática? De acordo com Guatarri e Rolnik (1996) o desejo é o combustível que nos movimenta, é o que nos faz caminhar. O desejo seria os comandos que propulsiona o nosso corpo a deslocar-se, divergindo-se de ser apenas sentimento aproximando-se mais da ideia de movimento. Assim, este trabalho engendrado com Filosofia da Diferença, propriamente, com obras desenvolvidas a partir dos pressupostos teóricos dos filósofos franceses, Michel Foucault e Gilles Deleuze, pretendeu descrever a trajetória do devir docente de 22 licenciandos do curso de matemática, em busca de perceber se após o ingresso na universidade a sua visão a respeito da docência foi alterada, apresentando, os processos de subjetivações e agenciamento que atravessaram o desejo de estar professor de matemática. Além disso, descrever onde os mesmos se imaginam lecionando daqui a 05 anos. Os licenciandos estão em média o 10° semestre, do curso de matemática, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A metodologia utilizada neste trabalho foi de abordagem qualitativa e o recurso para produção de dados foi um questionário, que conteve 05 perguntas discursivas. Após a descrição dos dados, percebemos que as subjetivações e os agenciamentos que fizeram os discentes desejarem adentrar no referido curso, foram variadas, sendo falta de opção, baixa concorrência, a docência em si, facilidade de conseguir emprego, o gosto pela disciplina de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42899
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