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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42899

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Wanessa Mayara da-
dc.date.accessioned2022-02-17T18:23:15Z-
dc.date.available2022-02-17T18:23:15Z-
dc.date.issued2019-05-21-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, Wanessa Mayara da. Devir docente: descrevendo algumas subjetivações de um grupo de discentes do curso de matemática - licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42899-
dc.description.abstractNo Brasil, a profissão de professor vem sofrendo, cada vez mais, com a desvalorização profissional, além disso, enfrenta-se problemas, como o desinteresse dos alunos, falta de educação doméstica, salários precários, falta de alguns materiais nas escolas, dificuldade de envolvimento da família com a comunidade escolar, salas superlotadas, dentre outros. Digamos que estar professor é um desafio. Isto nos conduziu ao seguinte questionamento: O que leva uma pessoa ainda a desejar estar professor de matemática? De acordo com Guatarri e Rolnik (1996) o desejo é o combustível que nos movimenta, é o que nos faz caminhar. O desejo seria os comandos que propulsiona o nosso corpo a deslocar-se, divergindo-se de ser apenas sentimento aproximando-se mais da ideia de movimento. Assim, este trabalho engendrado com Filosofia da Diferença, propriamente, com obras desenvolvidas a partir dos pressupostos teóricos dos filósofos franceses, Michel Foucault e Gilles Deleuze, pretendeu descrever a trajetória do devir docente de 22 licenciandos do curso de matemática, em busca de perceber se após o ingresso na universidade a sua visão a respeito da docência foi alterada, apresentando, os processos de subjetivações e agenciamento que atravessaram o desejo de estar professor de matemática. Além disso, descrever onde os mesmos se imaginam lecionando daqui a 05 anos. Os licenciandos estão em média o 10° semestre, do curso de matemática, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A metodologia utilizada neste trabalho foi de abordagem qualitativa e o recurso para produção de dados foi um questionário, que conteve 05 perguntas discursivas. Após a descrição dos dados, percebemos que as subjetivações e os agenciamentos que fizeram os discentes desejarem adentrar no referido curso, foram variadas, sendo falta de opção, baixa concorrência, a docência em si, facilidade de conseguir emprego, o gosto pela disciplina de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent106p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.titleDevir docente: descrevendo algumas subjetivações de um grupo de discentes do curso de matemática - licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5023202497195108pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the profession of teacher has been increasingly suffering from professional devaluation; in addition, problems such as lack of interest in students, lack of domestic education, poor salaries, lack of materials in schools, involvement of the family with the school community, overcrowded rooms, among others. Let's say that being a teacher is a challenge. This led us to the following question: What makes a person still want to be a math teacher? According to Guatarri and Rolnik (1996) desire is the fuel that drives us, it is what makes us walk. The desire would be the commands that propel our body to move, diverging from being just feeling closer to the idea of movement. Thus, this work engendered with Philosophy of Difference, properly, with works developed from the theoretical presuppositions of the French philosophers, Michel Foucault and Gilles Deleuze, intended to describe the trajectory of the teaching becoming of 22 graduates of the course of mathematics, in search of perceiving if after joining the university his vision regarding teaching was altered, presenting, the processes of subjectivity and agency that crossed the desire to be a teacher of mathematics. Also, describe where they imagined teaching in 5 years. The graduates are on average the 10th semester of the mathematics course, Federal University of Pernambuco (UFPE), Agreste Academic Center (CAA). The methodology used in this work was a qualitative approach and the resource for data production was a questionnaire, which contained 05 discursive questions. After the description of the data, we noticed that the students' subjectiveities and assemblages wanted to enter the said course, were varied, being lack of choice, low competition, teaching itself, ease of employment, taste for mathematics discipline.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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