Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42881

Share on

Title: Utilização do Balanced Scorecard para o planejamento estratégico no setor de pré-moldados em concreto: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE.
Authors: RODRIGUES, Regyhana Pereira de Sales
Keywords: Planejamento estratégico; Planejamento empresarial; Indicadores; Qualidade
Issue Date: 3-Dec-2020
Citation: RODRIGUES, Regyhana Pereira de Sales. Utilização do Balanced Scorecard para o planejamento estratégico no setor de pré-moldados em concreto: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os impactos que o Balanced Scorecard, possui sobre o planejamento estratégico de uma organização e as suas respectivas contribuições para o sucesso da empresa, com o propósito de desenvolver indicadores para promover e acompanhar melhorias. Ferramentas como o BSC agem como facilitadores durante o processo da tomada de decisão mostrando sob perspectivas financeiras e não-financeiras as causas e os efeitos que cada providência contemplada no plano de ação exerce. Utilizando como base um estudo de caso realizado numa empresa no segmento de artefatos de concreto na cidade de Caruaru – PE, a presente pesquisa visa mostrar, por meio da análise de dados provenientes da aplicação de um questionário semiestruturado na empresa supracitada, a identificação de Objetivos Estratégicos. Esclarecendo que, o nível de competitividade encontrado nos mercados atualmente, tornou-se imprescindível para o administrador contemporâneo conhecer e fazer uso de tais mecanismos para o alcance dos objetivos estratégicos almejados. A seguir, foi confeccionado um Balanced Scorecard, juntamente com indicadores para o acompanhamento e análise da eficácia deste processo, que possuem a tarefa de mensurar e quantificar a relação dada por “objetivo pretendido” versus“ objetivo alcançado”. Diante dos objetivos estratégicos desenvolvidos e seus respectivos indicadores, acredita-se que a empresa irá obter as seguintes melhorias com a implantação e acompanhamentos destes: aumento do lucro, aumento do número de clientes, aumento da satisfação de clientes, garantia da qualidade do concreto, aumento do mix de produtos, automatização de processos operacionais e investimento da capacitação e motivação dos funcionários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42881
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES, Regyhana Pereira de Sales.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons