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dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Regyhana Pereira de Sales-
dc.date.accessioned2022-02-16T15:32:21Z-
dc.date.available2022-02-16T15:32:21Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Regyhana Pereira de Sales. Utilização do Balanced Scorecard para o planejamento estratégico no setor de pré-moldados em concreto: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42881-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os impactos que o Balanced Scorecard, possui sobre o planejamento estratégico de uma organização e as suas respectivas contribuições para o sucesso da empresa, com o propósito de desenvolver indicadores para promover e acompanhar melhorias. Ferramentas como o BSC agem como facilitadores durante o processo da tomada de decisão mostrando sob perspectivas financeiras e não-financeiras as causas e os efeitos que cada providência contemplada no plano de ação exerce. Utilizando como base um estudo de caso realizado numa empresa no segmento de artefatos de concreto na cidade de Caruaru – PE, a presente pesquisa visa mostrar, por meio da análise de dados provenientes da aplicação de um questionário semiestruturado na empresa supracitada, a identificação de Objetivos Estratégicos. Esclarecendo que, o nível de competitividade encontrado nos mercados atualmente, tornou-se imprescindível para o administrador contemporâneo conhecer e fazer uso de tais mecanismos para o alcance dos objetivos estratégicos almejados. A seguir, foi confeccionado um Balanced Scorecard, juntamente com indicadores para o acompanhamento e análise da eficácia deste processo, que possuem a tarefa de mensurar e quantificar a relação dada por “objetivo pretendido” versus“ objetivo alcançado”. Diante dos objetivos estratégicos desenvolvidos e seus respectivos indicadores, acredita-se que a empresa irá obter as seguintes melhorias com a implantação e acompanhamentos destes: aumento do lucro, aumento do número de clientes, aumento da satisfação de clientes, garantia da qualidade do concreto, aumento do mix de produtos, automatização de processos operacionais e investimento da capacitação e motivação dos funcionários.pt_BR
dc.format.extent105p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleUtilização do Balanced Scorecard para o planejamento estratégico no setor de pré-moldados em concreto: um estudo de caso na cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to carry out a study on the impacts the Balanced Scorecard, has on the strategic planning of an organization and its respective contributions to the success of the company, with the purpose of developing indicators to promote and monitor improvements. Tools such as the BSC act as facilitators during the decision-making process, showing under financial and non-financial perspectives the causes and effects that each action contemplated in the action plan has. Using as a base a case study carried out in a company in the segment of concrete artifacts in the city of Caruaru - PE, this research aims to show, through the analysis of data from the application of a semi-structured questionnaire in the aforementioned company, the identification of Objectives Strategic. Clarifying that, the level of competitiveness found in the markets today, it has become essential for the contemporary administrator to know and make use of such mechanisms to reach the desired strategic objectives. Next, a Balanced Scorecard was made, along with indicators for monitoring and analyzing the effectiveness of this process, which have the task of measuring and quantifying the relationship given by "intended objective" versus "objective achieved". In view of the strategic objectives developed and their respective indicators, it is believed that the company will obtain the following improvements with the implementation and onitoring of these: increased profit, increased number of customers, increased customer satisfaction, guarantee of the quality of the concrete, increasing the product mix, automating operational processes and investing in employee training and motivation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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