Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4287
Title: Blogs educacionais: uma caracterização a partir da etnografia virtual
Authors: Maria Farias Pessoa, Diana
Keywords: Blog;Comunidade virtual;Netnografia;EAD
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Farias Pessoa, Diana; Smith Cavalcante, Patrícia. Blogs educacionais: uma caracterização a partir da etnografia virtual. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: A grande explosão dos blogs nos últimos anos e o início de seu uso como ambientes educacionais, especialmente por comunidades educativas, chamou nossa atenção a respeito deste novo espaço virtual de relacionamento e seu impacto na educação. Desta forma, nosso objetivo foi investigar o uso dos blogs brasileiros, buscando compreender o funcionamento destes espaços virtuais no contexto educacional. Identificamos tipos de blogs de acordo com seu uso e analisamos seus funcionamentos, a fim de identificar quais ferramentas e estratégias foram usadas para o ensino dos diversos conteúdos, bem como quem participou das atividades nos blogs. A partir desta análise, sugerimos estratégias de usos educativos dos mesmos. Este estudo teve uma perspectiva netnográfica, ou seja, efetuamos uma etnografia virtual. Os dados coletados a partir de uma observação evidenciaram que os blogs podem ser utilizados como ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, podem proporcionar um aumento do tempo pedagógico, sendo espaço abrigador de atividades, podem ser um canal de comunicação entre professores e alunos, podem criar redes de pesquisa de diversos conteúdos, dentre tantas outras possibilidades efetivas de ações inovadoras para a educação. Entretanto, os blogs ainda não provocam uma interatividade espontânea por parte dos alunos, que somente se manifestam quando solicitados ou se vêem obrigados a fazê-lo. Os professores também sujeitos desta pesquisa mostraram-se, acima de tudo, como elementos formadores de grandes anéis de interação na web, culminando na criação de comunidades virtuais de troca de informações e idéias. Apesar disso, percebemos que os blogs ainda são usados de forma muito tímida pelos mesmos. Para que esse cenário mudasse seria necessário, primeiramente, o entendimento das suas possibilidades educativas e secundariamente, e não menos importante, seria preciso que os professores estivessem dispostos a disponibilizar um tempo para dedicar-se à criação, utilização e manutenção de seus blogs. Consequentemente, seria de fundamental importância conscientizar também os alunos e toda a comunidade escolar, que os blogs são espaços que podem trazer grandes quantidades de informação (de qualidade), amplas possibilidades de diversão e interatividade e ainda podem auxiliar no processo de formação. Essa reflexão conjunta, realizada pelos sujeitos envolvidos nas comunidades educativo-educacionais, proporcionaria, a nosso ver, uma ampla compreensão dessa nova tecnologia, o que poderia culminar no desenvolvimento de metodologias específicas de uso dos blogs para uma educação baseada nos pilares da educação do verdadeiro século 21
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4287
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3446_1.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.