Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4287
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Smith Cavalcante, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria Farias Pessoa, Diana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:20:43Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Farias Pessoa, Diana; Smith Cavalcante, Patrícia. Blogs educacionais: uma caracterização a partir da etnografia virtual. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4287 | - |
dc.description.abstract | A grande explosão dos blogs nos últimos anos e o início de seu uso como ambientes educacionais, especialmente por comunidades educativas, chamou nossa atenção a respeito deste novo espaço virtual de relacionamento e seu impacto na educação. Desta forma, nosso objetivo foi investigar o uso dos blogs brasileiros, buscando compreender o funcionamento destes espaços virtuais no contexto educacional. Identificamos tipos de blogs de acordo com seu uso e analisamos seus funcionamentos, a fim de identificar quais ferramentas e estratégias foram usadas para o ensino dos diversos conteúdos, bem como quem participou das atividades nos blogs. A partir desta análise, sugerimos estratégias de usos educativos dos mesmos. Este estudo teve uma perspectiva netnográfica, ou seja, efetuamos uma etnografia virtual. Os dados coletados a partir de uma observação evidenciaram que os blogs podem ser utilizados como ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, podem proporcionar um aumento do tempo pedagógico, sendo espaço abrigador de atividades, podem ser um canal de comunicação entre professores e alunos, podem criar redes de pesquisa de diversos conteúdos, dentre tantas outras possibilidades efetivas de ações inovadoras para a educação. Entretanto, os blogs ainda não provocam uma interatividade espontânea por parte dos alunos, que somente se manifestam quando solicitados ou se vêem obrigados a fazê-lo. Os professores também sujeitos desta pesquisa mostraram-se, acima de tudo, como elementos formadores de grandes anéis de interação na web, culminando na criação de comunidades virtuais de troca de informações e idéias. Apesar disso, percebemos que os blogs ainda são usados de forma muito tímida pelos mesmos. Para que esse cenário mudasse seria necessário, primeiramente, o entendimento das suas possibilidades educativas e secundariamente, e não menos importante, seria preciso que os professores estivessem dispostos a disponibilizar um tempo para dedicar-se à criação, utilização e manutenção de seus blogs. Consequentemente, seria de fundamental importância conscientizar também os alunos e toda a comunidade escolar, que os blogs são espaços que podem trazer grandes quantidades de informação (de qualidade), amplas possibilidades de diversão e interatividade e ainda podem auxiliar no processo de formação. Essa reflexão conjunta, realizada pelos sujeitos envolvidos nas comunidades educativo-educacionais, proporcionaria, a nosso ver, uma ampla compreensão dessa nova tecnologia, o que poderia culminar no desenvolvimento de metodologias específicas de uso dos blogs para uma educação baseada nos pilares da educação do verdadeiro século 21 | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Comunidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Netnografia | pt_BR |
dc.subject | EAD | pt_BR |
dc.title | Blogs educacionais: uma caracterização a partir da etnografia virtual | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo3446_1.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons